Santa Catarina vive a segunda noite de atentados nesta terça-feira
14/11/2012
Agenda de 19 a 25 de novembro de 2012
14/11/2012

Em vez de antecipar prazo da obra prevista para desafogar tráfego da Grande Florianópolis, ANTT amplia agonia da região

A tão esperada construção do contorno viário de Florianópolis, seguindo o traçado entre Biguaçu e Palhoça, não será finalizada antes de 2017. O prazo foi anunciado ontem, em Brasília, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Integrantes do governo estadual, parlamentares e empresários catarinenses participaram do encontro com o diretor da ANTT, Jorge Bastos. O grupo saiu insatisfeito com o cronograma, pois o prazo de conclusão anterior era 2015. A agência ainda condicionou o andamento da obra à liberação das licenças pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

– Queríamos uma posição mais concreta – lamentou a presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento (Comdes), Zena Becker.

Com cerca de 42 quilômetros de Biguaçu a Palhoça, a obra será dividida em três etapas. A primeira licença requisitada corresponde ao miolo do traçado. São 11,4 quilômetros, do entroncamento da SC-408 até onde cruza com a SC-407, entre Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara.

A escolha do trecho se deve ao fato desta fatia do projeto estar concluída, facilitando a obtenção da licença ambiental. As porções Norte e Sul da obra ainda dependem de ajustes. Para pressionar o Ibama, os catarinenses agendaram uma audiência para terça-feira. A previsão é iniciar este trecho em março de 2013. No entanto, antes é preciso realizar uma audiência pública em Biguaçu.

– Queremos aproveitar o trabalho feito do ponto de vista ambiental para ter celeridade na realização do calendário desta obra – disse o deputado Décio Lima (PT-SC).

Alternativa para reduzir as filas na Grande Florianópolis, o contorno se arrasta há 14 anos. Projetado em 1998, deveria ser construído com a duplicação da BR-101 Norte. A obra ficou de herança para a Autopista Litoral Sul. No contrato com a concessionária, o contorno foi encurtado para 33 quilômetros. A ANTT não concordou com a redução e determinou a construção do trecho mais longo.

– Apesar do otimismo, persiste a dúvida sobre o cronograma. Por isso precisamos manter a mobilização – afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

(DC, 14/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *