Em foco o urbanismo
05/11/2012
Ciclofaixa na SC-405, em Florianópolis, fica para 2013
05/11/2012

Evento na Capital debate iniciativas de voluntariado

Social Good Brasil será realizado na próxima semana, reunindo exemplos de boas ideias na internet

Nem só nas conversas online e nas telas de alta resolução se manifesta a tecnologia. Iniciativas pelo mundo comprovam que ela tem se tornado uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Para debater ideias que utilizam essas ferramentas para a transformação social será promovido o Social Good Brasil, em Florianópolis. O evento, durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, contará com especialistas, empresas e organizações com projetos na área.

A idealizadora do Social Good Brasil e presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação (IVA), Fernanda Bornhausen Sá, explica que o encontro da semana que vem faz parte de um movimento mundial, que começou no final da década de 1980, nos Estados Unidos. No Brasil, a proposta de utilização das mídias sociais como plataforma de mudança na sociedade despontou nos últimos anos, segundo ela. Fernanda acredita que o seminário vai contribuir para a expansão dessa corrente.

– O objetivo é inspirar, informar e convidar as pessoas para a ação, para que usem as novas tecnologias e a inovação como transformação social – destaca a organizadora.

A presidente do conselho do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), Lucia Dellagnelo, que também faz parte da organização do seminário, complementa:

– O que é inédito neste evento é reunir todas as iniciativas isoladas, que utilizam a tecnologia para a transformação social, dando visibilidade para que outras pessoas consigam pensar e agir em prol da sociedade. Vamos compartilhar e unir os esforços com essa proposta.

Entre os palestrantes internacionais estão o empresário e consultor de empreendedorismo e inovação nas empresas Pixar, Cisco Systems e Qualcoom, Peter Sims; o especialista em branding – percepção do consumidor sobre um produto – e mídias sociais, Simon Mainwaring; e a especialista em tecnologia Beth Kanter. A presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, e o blogueiro e diretor de comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, integram as participações brasileiras. Também serão apresentados casos de pessoas e instituições que encontraram nos recursos tecnológicos um meio de melhorar algumas situações.

Melhores projetos serão premiados

A versão brasileira do Social Good – “bem social”, em tradução livre – é uma iniciativa do IVA e do ICom, com o apoio da Fundação Telefônica, Vivo, Instituto C&A e IBM Brasil.

O evento de três dias é uma das ações do Programa Social Good Brasil que pretende, além de disseminar o uso de tecnologias na mudança social, apoiar experiências inovadoras e capacitar para outros projetos na área. O programa envolve ainda um portal na internet com informações sobre a proposta e um Festival de Ideias que premia projetos de inovação, empreendedorismo e conta com uma categoria voltada em pensamento inovador para o bem social. No ano que vem, devem ser promovidos novos eventos e ações na área.

(DC, 03/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *