Bombeiros controlam incêndio no parque da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha
20/11/2012
União política pela cidade
20/11/2012

Especialistas internacionais em licenciamento de edificações participam nesta quinta (22/11) de seminário da AsBEA e da Apex-Brasil

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) trazem especialistas internacionais em licenciamento de edificações para o Seminário Internacional – Sistemas de Aprovação de Projetos – Eficiência, Transparência e Responsabilidades, marcado para esta quinta-feira 22 de novembro.

Entre os profissionais participantes, estará Wawan Solihin, da novaCITYNETS, responsável pela condução e conclusão da plataforma Corenet (Construction and Real Estate Network) em Cingapura, que viabiliza aprovações em até 26 dias. O sistema de licenciamento é considerado o mais moderno do mundo não apenas pela agilidade e as tecnologias aplicadas, mas porque os projetos são submetidos às autoridades regulatórias já em BIM (Building Information Modeling).

Para falar sobre o sistema adotado em Londres, foi convidado o inspetor de aprovações Paul Timmins, da AIS, primeira agência a ser acreditada pelo administração pública para realizar licenciamentos. Na cidade, não necessariamente é o órgão público que dá a permissão para as obras. São feitas acreditações de empresas para realizar os processos, que recebem treinamentos e passam por auditorias permanentes.

O evento destacará ainda as experiências da Colômbia, por meio da participação da subsecretária da Coordenadoria Operacional da Secretaria de Habitação do Município de Bogotá, Esperanza Cifuentes, e da Alemanha, a partir da palestra de Susanne Frucht, do Departamento de Planejamento de Stuttgart.

Experiências locais – Além das participações internacionais, o evento contará com a presença de representantes da Prefeitura de São Paulo envolvidos no desenvolvimento do sistema digital de aprovações de projetos que vem sendo implementando desde setembro, a partir da publicação do Decreto Municipal Nº 53.415. A plataforma chega com a promessa de agilizar o tempo de conclusão dos processos em 30% – a espera atual gira em torno de 1,5 ano. Entre os palestrantes, estará o diretor do Departamento Técnico de Aprovação de Edificações, Alfonso Orlandi Neto.

“O seminário será uma oportunidade para conhecer experiências internacionais na prática do licenciamento de projetos, admitindo-se, claro, a real integração destas com aspectos culturais e políticos de cada país”, afirma a arquiteta Adriana Levisky, vice-presidente São Paulo da AsBEA nacional. A profissional lembra que no painel dedicado ao sistema da cidade de São Paulo, será feita uma exposição detalhada sobre o processo de implementação da plataforma, as perspectivas futuras, procedimentos novos e procedimentos que ficarão para a próxima gestão.

Serviço

Seminário Internacional – Sistemas de Aprovação de Projetos: Eficiência, Transparência e Responsabilidade

Data: 22 de novembro, das 8h30 às 19h

Local: Teatro do Hotel Macksoud

Inscrições e informações sobre a programação: www.asbea.org.br

Bulty by Brazil

O Programa de Internacionalização da Arquitetura Brasileira é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) visando às exportações de serviços de arquitetura. Seu foco é o fortalecimento e a abertura do mercado externo para o setor nacional e o desenvolvimento de uma cultura exportadora entre os escritórios. As ações do programa incluem promoção comercial, articulação institucional, inteligência de mercado e fortalecimento da imagem setorial. Mais informações em: www.builtbybrazil.com.br

(Mandarim Comunicação, 19/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *