Revitalização inspirada na Rua Vidal Ramos
05/11/2012
Evento na Capital debate iniciativas de voluntariado
05/11/2012

Projeto Ciclo de Palestras Pedra Branca organiza novo evento para discutir a cidade e a questão da sustentabilidade

O bairro sustentável Pedra Branca, em Palhoça, volta a ser palco do ciclo de palestras que primam pela sustentabilidade. O empreendimento, que carrega o lema de trazer as principais tendências e o que há de mais moderno e inovador sobre urbanismo sustentável, traz desta vez o arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho, que também é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No evento, Vieira, que é superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico em Santa Catarina (Iphan), apresentará as propostas de novas linhas para o desenvolvimento das cidades brasileiras com o projeto Urbanismo sensível, uma nova modernidade para Florianópolis.

A ideia é compartilhar as novidades para tratar de um dos maiores problemas do Brasil, que segundo o arquiteto, é a questão urbana. O crescimento desordenado com a perda de qualidade de vida é um dos percalços brasileiros que serão discutidos na palestra. Com propostas de soluções viáveis, o especialista reforçará a necessidade de se repensar valores.

Equilíbrio urbano com o humano

Segundo o arquiteto, o urbanismo não pode ser focado somente em estrutura viária, como é o caso da Grande Florianópolis. Ele explica que é preciso equilibrar a urbanidade com o lado humano, trazendo qualidade de vida para a população. Uma das propostas para a região será implantar ônibus circulares, que são plenamente viáveis, conforme Vieira.

– O urbanismo sensível é uma acupuntura, que seleciona pontos com capacidade de vitalizar o tecido urbano de cada localidade.

A outra proposta que se encaixa na Grande Florianópolis seria criar centro urbanos em cada área diferenciada. Seriam diversas centralidades em cada bairro. Assuntos como favela sustentável também serão apresentados no encontro, seguindo no caminho de dar qualidade ao local em que se vive.

Agende-se
– O quê: palestra gratuita com o arquiteto e urbanista Dalmo de Oliveira Filho
– Quando: quinta-feira, dia 8, às 20h
– Onde: no showroom Pedra Branca
– Como: é preciso confirmar presença no telefone (48) 3086-9700 ou pelo e-mail: contato@cidadepedra.com.br.

(DC, 02/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *