Projeto Tamar de preservação das tartarugas comemora o visitante de número 100 mil este ano
30/11/2012
III Recicla Bem Floripa distribui Manual de Gerenciamento dos Resíduos Urbanos
30/11/2012

Comcap desenvolve sistema inteligente para coleta de resíduos

Com recursos do geoprocessamento corporativo da PMF, companhia terá web service para programação e consulta automática às rotas
Com a contratação da segunda fase do geoprocessamento corporativo pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Comcap terá recurso para desenvolver sistema inteligente de programação e consulta aos roteiros de coleta de resíduos domiciliares. De acordo com o presidente da companhia, Marius Bagnati, com a adesão ao contrato, sem custos para a companhia, a empresa ViaGeo contará com cerca de R$ 500 mil para integrar a base de logradouros geoprocessados às demandas de web service da Comcap.
Trata-se de sequência do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, com financiamento do Governo Federal, administrado em parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o BNDES.
Além dos avanços do planejamento de roteiros de coleta, observa Bagnati, o projeto permite oferecer ao usuário da coleta de lixo domiciliar consulta facilitada sobre os dias e horários de coleta. Hoje essas informações são oferecidas no portal da Comcap em documento no formato pdf, o que restringe e retarda os resultados.
O assessor de Informática da Comcap, Rodrigo Soares, tem articulado os diversos setores da empresa envolvidos na operação para dar consequência ao termo de referência do contrato com a ViaGeo e iniciar o trabalho.
Confira os termos de referência do contrato com a Comcap:
Web service para acesso à base de logradouros do geoprocessamento
Integração do geoprocessamento em base única de logradouros para elaboração de roteiros e planejamento do sistema de coletas.
Desenvolvimento de um sistema de web service para acesso a base de dados do geoprocessamento com adaptação aos sistemas atualmente em uso na Comcap.
Cotejamento do sistema de cobrança da taxa de coleta.
Etapas do projeto
Estudo e modelagem da base de dados
Implementação do web service
Módulo de geração automática de rotas
Planejamento das rotas de coleta por meio de ferramentas associadas ao Geoprocessamento Corporativo da PMF, conferindo maior dinâmica à atividade, permitindo um atendimento ágil das demandas da Comcap e a prestação de informações dos serviços de coleta ao cidadão.
Estudo e modelagem da base de dados
Implementação das ferramentas de delimitação e geração de rotas
Estruturação de mapas temáticos, cartogramas, consultas e relatórios, gráficos segundo a classificação e periodicidade dos roteiros com base na organização físico-política e logradouros.
Módulo de publicação e impressão de boletim de roteiros
Implementação de ferramenta para a publicação no portal de serviços online da Prefeitura e da Comcap informações de coleta, periodicidade e mapa de localização, mediante o fornecimento de endereço ou inscrição imobiliária. Para a área técnica da Comcap, deverão ser implementadas funcionalidades de visualização de roteiros, emissão de boletins, plantas cadastrais e mapas da abrangência.
Estudo e modelagem das necessidades
Implementação do serviço ao cidadão no portal da Comcap
Implementação de ferramentas para geração de plantas e relatórios de roteiros
Módulo de sincronismo do geoprocessamento e sistema de gestão da Comcap
Os dados de roteiros criados a partir do geoprocessamento e dos sistemas da Comcap deverão estar em sincronismo, possibilitando fluxo e compartilhamento de informações entre os departamentos e sistemas de gestão de coleta.
Mapas temáticos
Atualmente está disponível no Geoprocessamento Corporativo apenas um mapa temático de coleta de resíduos, com pesquisa por bairro, distrito administrativo, unidade de educação e por logradouro. A partir da consulta realizada, é possível localizar no mapa os endereços, frequência e período da coleta de resíduos.
Também será possível realizar pesquisa de produção de resíduos sólidos por data, período, mês e ano, por toneladas coletadas, segundo a organização físico-territorial do município e pelos diversos tipos de coletas.
Será necessário desenvolver mapas temáticos para os demais serviços realizados pela Comcap, como capina e varrição, e suas programações, permitindo acompanhamento dos serviços realizados por bairro, ruas e etc.
(PMF, 29/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *