Obras públicas em São José param por falta de recursos
06/11/2012
Incêndio em banhado no bairro Ratones mobiliza bombeiros da Capital
06/11/2012

Bicicleta fantasma deve voltar à Madre Benvenuta na quarta-feira

A bicicleta fantasma roubada de um poste na avenida Madre Benvenuta, na Capital, no domingo, deve voltar ao seu lugar de origem, nesta semana. A autora do furto, que ontem chegou a ser fotografada pedalando pela Lagoa da Conceição, entregou a bicicleta à polícia. O objeto é uma homenagem ao ciclista José Lentz Neto, falecido no local no dia 31 de agosto de 2012.

O presidente da Associação do Ciclousuários de Florianópolis (ViaCiclo), Daniel de Araújo Costa, acredita que a repercussão do caso e a divulgação das fotos na internet podem ter motivado a devolução. Por volta das 16h desta segunda-feira (5), ele compareceu à 5ª Delegacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência (BO) do roubo e, ao chegar, foi informado que a bicicleta estava na base da polícia na Lagoa da Conceição.

Autor da foto “curiosa” que circulou na internet, o assessor de imprensa Diogo Honorato diz que avistou a mulher pedalando a bicicleta por volta do meio-dia desta segunda-feira, na Lagoa. Ele postou a foto em sua página do Facebook, comentando que poderia se tratar da mesma que foi roubada no domingo. Logo depois, segundo o presidente da ViaCiclo, ela compareceu à delegacia.

Como a bicicleta foi entregue, Daniel não registrou o BO. “Não tem valor comercial nenhum, é um valor simbólico de mais uma vida que se foi no trânsito”, comenta. Na quarta-feira ele deve voltar na delegacia para retirá-la e a homenagem voltará à avenida.

A polícia não divulgou o nome da autora, que teria admitido que retirou sozinha o veículo do poste e o levou até um posto de gasolina, onde pediu ajuda para consertar um dos pneus, que estava torto.

João Lentz Neto tinha 60 anos e foi atropelado por um motociclista. Ele não resistiu aos ferimentos. O ciclista era servidor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e estava prestes a se aposentar.

A Bicicleta Fantasma (ou Ghost Bike) é uma bicicleta pintada de branco fixada nos locais de acidentes que vitimaram ciclistas no trânsito. Em Florianópolis elas são instaladas com apoio da ViaCiclo.

(ND, 06/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *