Um plano que não serve para nada
22/10/2012
Mobilização por Alça de Contorno continua com criação de Comissão para acompanhar cronograma
22/10/2012

Semana Lixo Zero de 22 à 26 de outubro em Florianópolis

A Semana Lixo Zero acontecerá de 22 à 26 de outubro de 2012, na cidade de Florianópolis/SC. As atividades, de caráter multidisciplinar, serão realizadas em diferentes locais e com diferentes públicos. O objetivo é envolver a sociedade para refletir sobre a gestão de seus resíduos, difundir o Conceito Lixo Zero e promover metas Lixo Zero e suas práticas.
A Semana Lixo Zero está sendo organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que é uma organização da sociedade civil autônoma sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis e fundada em 2010, sendo pioneira na disseminação do Conceito e Princípios Lixo Zero no Brasil. Faz parte da ZIWA – Zero Waste International Alliance (www.zwia.org), movimento internacional de organizações que disseminam o Conceito e Princípios Lixo Zero no Mundo, com apoio da ACATE.
A Semana busca promover e incentivar o debate de ideias e conceitos sobre o tema Lixo Zero e sustentabilidade entre jovens e profissionais de diferentes países, bem como fortalecer e disseminar as práticas Lixo Zero no Brasil e mundo.
O evento busca ainda, mobilizar estudantes, representantes da juventude, organizações da sociedade civil e organizações governamentais para buscarem alternativas de planejamento e desenvolvimento de comunidades Lixo Zero, incentivando a criação de Clubes Lixo Zero e instituir e desenvolver soluções inovadoras baseadas na sensibilização e conscientização ambiental para minimização da geração de lixo e a poluição do meio ambiente .
Para isso, o Lixo Zero procura criar compromisso e metas a serem implementadas após o evento nas localidades dos participantes. Fazendo com que o máximo de pessoas e organizações sintam-se co-responsáveis na busca de soluções e ações para a gestão de resíduos, compreendam o Conceito Lixo Zero e tenham boas práticas no seu dia-a-dia.
Após o evento espera-se que novas reflexões, mas principalmente práticas, sejam adotadas em busca de uma cidade melhor no que diz respeito à gestão de resíduos.
O Conceito Lixo Zero
Consiste no máximo aproveitamento e posterior correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos, fazendo com que não haja a produção de lixo, que é a mistura destes materiais.
Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum e/ou levados para reciclagem sujos e misturados, dificultando seu reaproveitamento, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizam como matéria prima.
Quais os eventos que acontecerão na Semana Lixo Zero
22/10/2012 – Segunda-feira
II Fórum Internacional Varejo Lixo Zero
Dinâmica: Palestra e debate
Local: Auditório da Fecomércio SC – Rua Felipe Schmidt, 785
Horário: 13h30 – 18h
Informações e Inscrições: cursos@acats.com.br (48) 3223 0174
23/10/2012 – Terça-feira
Zero Waste Campus
Dinâmica: Palestra e debate
Local: Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Avenida Mauro Ramos, 950
Horário: 08h
Informações e Inscrições: evenka.com/zerowastecampus
Mateus Reis (coordenador) – mateussreis@hotmail.com (48) 9959-9969
Temas abordados: – Conceito Lixo Zero no Brasil e no Mundo
– Cases em ZERO WASTE CAMPUS
– Planejamento para a implementação de um programa LIXO ZERO na Universidade
– Inserção do tema LIXO ZERO como tema transversal no programa pedagógico
– Motivação e mobilização do corpo discente
– Como desenvolver programas de pesquisa a partir da adoção de um programa LIXO ZERO
– Debates para buscas de esforços comuns
Encontro de Co-criação Lixo Zero
Local: Auditório SEBRAE – Av. Osmar Cunha, 278
Horário: 15h às 21h
Informações e Inscrições: Márcia Brincas (coordenadora) – márcia.brincas@ilzb.org
(48) 9114-1666 / (48) 8835-3266
Legislação e Lixo Zero
Dinâmica: Palestra e debate
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
Horário: 19h às 22h
24 à 26/10/2012 – Quarta-feira à Sexta-feira
II Zero Waste Youth Intenational Meeting / II Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero
Dinâmica: Palestras com especialistas, apresentação de cases de sucesso, grupos de discussão.
Local: SESC Cacupé – Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670
Horário: 08h30 às 18h30
Informações e Inscrições: zerowastemeeting.org
Jéssica Sabatini (coordenadora) – jessica.sabatini@zerowasteyouth.org
(48) 9666-5579
25/10/2012 – Quinta-feira
Tecnologias para uma gestão de resíduos rumo ao Lixo Zero
Local: Auditório da ACATE – Rua Lauro Linhares, 589, Ático
Horário: 19h
Informações e Inscrições: (48) 3039-0699
Alguns dos palestrantes dos eventos da Semana
LESLIE LUKACS, Presidente da L2 Environmental
Leslie é fundadora e diretora da L2 Ambiental e tem mais de 14 anos de experiência fornecendo serviços de consultoria ambiental para ambos os setores públicos e privado.
É especialsta na implementação de programas Lixo Zero para grandes institutições, organismos públicos e eventos em todo o mundo.
A L2 Environmental está implementanto atualmente um programa Lixo Zero parra restaurantes, hotéis, lojas, eventos, etc.
ALEXANDROS MAVROPOLOS, sócio da D-Waste
Alexandros é um dos sócios da D-Waste, uma plataforma de informações sobre o lixo no mundo. Fez uma parceria com a Clinton Foundation pois quer mapear o problema globamente.
A D-waste fornece serviços de gestão de resíduos totalmente personalizados, com preços acessíveis e alta qualidade, através de uma rede global de especialistas, que estão disponíveis para dar suporte a clientes de todo o mundo.
Acreditam que as soluções de gestão de resíduos se desenvolverão localmente, através dos stakeholders locais, instituições e da força humana. Por isso, o objetivo é fornecer uma consultoria adequada para aqueles que mais precisam.
RODRIGO SABATINI, Presidente o do Instituto Lixo Zero Brasil
Rodrigo Sabatini é Eng. Civil com especialização em Eng. de Produção pela UFSC. Trabalha com meio ambiente e tecnologia há 30 anos, tendo participado de grandes projetos na elaboração de estudos hidrológicos e diagnóstico da Educação Ambiental para o ministério do Meio Ambiente. Há 14 anos é consultor de tendências tecnológicas em fundos de investimento (fundo Stratus). Atualmente é presidente da Novociclo Ambiental, Conselheiro do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e membro da Zero Waste International Alliance (ZWIA), entidades responsáveis por manter e divulgar a aplicação do conceito Lixo Zero no Brasil e no mundo (respectivamente).
CARLOS SILVA FILHO, Diretor executivo da ABLEPRE
Carlos Roberto Vieira da Silva Filho é advogado pós-graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie. Diretor Executivo da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Secretário Executivo da Rede Ibero-Americana de Resíduos Sólidos, firmada entre entidades do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Coordenador da Regional da América Latina da ISWA – International Solid Waste Association.
DANIEL JOSÉ DA SILVA, Professor Doutor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
É Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFSC; especialização em Hidrologia e Recursos Hídricos pelo Instituto de Hidrologia de Madrid, Espanha e pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas de Porto Alegre – IPH; mestrado em Sociologia Política pela UFSC; doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal, Canadá. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, Planejamento dos Recursos Hídricos e Governança da Água e do Território.
ALFREDO REDONDO, Coordenador do Programa da Fundación TierraVida
Alfredo Redondo é fundador e Coordenador do Programa na Fundación TierraVida, uma organização sem fins lucrativos com sede em Córdoba, Argentina trabalhando no campo da sustentabilidade e participação cidadã. Ele era o diretor global e co-fundador da campanha Rio + VOCÊ, uma mobilização global para a Cúpula Rio +20. Como parte de seu trabalho com TierraVida, ele foi um dos organizadores do Congresso da Juventude Latino-Americana no caminho para a Rio +20, que serviu de berço da campanha Rio + VOCÊ.
No passado, Alfredo representante da América Latina para a Peace Child International no Reino Unido (2007), Diretor de resgate Missão de Peace-Child Mendoza (1999-2001) e coordenador do projeto para a Telar Argentina iEARN-Vermelho (1996-2001). Alfredo tem um bacharelado em Relações Internacionais da Universidad Siglo XXI (Argentina).
(Acate, 20/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *