Zoneamento: nova área para comunidade no Jardim Atlântico
05/10/2012
Passando a borracha na história
05/10/2012

Semana da Paz agita a Capital nesta terça-feira

Passeatas, palestras e ações educativas farão parte da agenda do evento
No centro de Florianópolis, uma passeata em nome da paz vai reunir crianças, alunos e professores da rede municipal de ensino na manhã da próxima terça-feira (09/10). Ao final, será dado um abraço simbólico na Praça Tancredo Neves. O ato é uma das atrações que fará parte da Semana da Cultura de Paz, coordenada pela Secretaria de Educação de Florianópolis, que começa na sexta-feira (05) e se estende até o dia 12 de outubro. Outras ações ocorrerão em diversos pontos da capital, a exemplo de escolas, creches, universidade, Escoteiros do Brasil e ONG’s.
Com o lema “Haja paz na terra a começar em mim”, o objetivo da semana é “chamar a atenção para o convívio harmonioso entre as pessoas, sensibilizando a todos a viverem em paz, resolvendo os conflitos de forma pacífica”. A colocação é de Sueli Amália de Andrade, membro da comissão organizadora.
O Dia Municipal do Cidadão da Paz, criado em 2008, é celebrado em 9 de outubro. Por isso, neste dia, ocorrerão ainda palestras com os temas “Paz, a Arte de Conviver” e “Semeando a Paz”. Uma “Roda de Paz” está marcada para a Praça Benjamin Constant. No dia haverá ainda a entrega de um prêmio para a aluna Carolina Vitkoshi Gallois, da 7ª série da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, do bairro Rio Tavares, vencedora do concurso da logomarca do Programa Municipal Educação para a cultura de Paz.
Além disso, da próxima segunda-feira até o dia 15, a Assembleia Legislativa será sede de uma exposição com trabalhos realizados com estudantes da rede municipal e estadual de ensino, durante o primeiro semestre deste ano, sobre a paz e a preservação ao meio ambiente. Na mostra, pinturas em cartolinas, banners e outros elementos artísticos serão exibidos.
Princípios
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, existem seis princípios da cultura de paz: respeitar a vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta. Na Rede Municipal e Ensino foram agregados mais três princípios: cultivar o bom humor, resgatar gestos de gentileza e ser comprometido.
Apoiam a iniciativa a Secretaria Estadual de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC), Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ/SC), Federação pela Paz Universal, Escoteiros do Brasil/SC, No Drogas e Organização Não Governamental Dignidade Humana, Solidariedade e Defesa do Meio Ambiente.
Programação
De 05 a 12 de outubro
Manhã e tarde- Passeatas e Ações de Paz baseadas nos Princípios da Cultura de Paz, feitas pelas Unidades Educativas, Universidades, Escoteiros, ONGs e demais Instituições, nos seus respectivos setores e bairros.
De 08 a 15 de outubro
Manhã e tarde – Exposição de trabalhos de Paz da Rede Municipal e Estadual de Educação. Local: ALESC.
Dia 09 de outubro
9h – Passeata da Paz na Praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa.
14h – Entrega do prêmio para a aluna vencedora do concurso de logomarca do Programa Municipal Educação Para Cultura de Paz. Local: Escola Municipal João Gonçalves Pinheiro- Rio Tavares.
15h- Roda da Paz, na Praça (Largo) Beijamin Constant (em frente ao Hippo Supermercados)
15h- Palestras em escolas: “PAZ – A Arte de Com- Viver” – Palestrantes da UNIPAZ/SC, com Mariza Meksenas, Gerência de Formação Permanente da Secretaria M. de Educação. Fone: 2106-5922
20h – Palestra “Semeando a Paz”, organizada pela Federação para a Paz Universal, no auditório do Valerim Plaza Hotel, Rua Felipe Schimidt, 705 , Centro.
(PMF, 04/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *