Preservação e conservação da Palmeira Imperial
25/10/2012
Por uma cidade sustentável
25/10/2012

Região em passo acelerado

Estudo da Organização das Nações Unidas revela que a Grande Florianópolis é a área metropolitana que mais cresce no país
Junto com o crescimento, os desafios. Projeção do programa Habitação da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que em 2025 a Região Metropolitana de Florianópolis terá 1,2 milhão de habitantes. Eram 503 mil moradores nos anos 1990 e hoje são mais de 1 milhão. No Sul do país, a região de Florianópolis foi a que mais cresceu. Com Aracaju e João Pessoa, formou o rol das três capitais-metrópoles litorâneas com maiores índices de crescimento.
No coração deste pedaço de terra com 22 municípios, Florianópolis recebe uma massa humana que precisa resolver problemas triviais em conjunto com as cidades vizinhas. A água que abastece a Capital é captada em Santo Amaro da Imperatriz; os resíduos sólidos são levados para Biguaçu; parte da mão de obra dorme em São José e Palhoça, emperrando o trânsito em gargalos como as pontes em direção ao Continente.
– Essa região exige respostas que precisam ser pensadas em conjunto e não mais por um município isoladamente – observa Zena Becker, presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento (Comdes).
Zena usa como exemplo a construção do Contorno de Florianópolis, onde mais de 30 entidades sociais e de classe se organizaram para lutar pela obra.
– Não podemos achar que esse é um problema de Florianópolis, Palhoça ou Biguaçu. Essa é uma questão de interesse da Região Sul, levando-se em conta a questão econômica e por que o traçado da BR-101 atinge toda essa parte do país – observa.
Para o Comdes, é necessário que os municípios pensem em questões básicas como habitação, não apenas em moradia popular. Com isso, devem elaborar políticas que contemplem os moradores, como postos de saúde, escolas e transporte coletivo.
Hoje, uma pessoa que mora em Biguaçu e trabalha em um bairro continental de Florianópolis, como Coqueiros, precisa viajar até o Terminal Central (Ticen) para tomar um outro ônibus que o leve até o serviço, lugar que passou próximo durante o trajeto.
(DC, 25/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *