Pacto pela vida
31/10/2012
Sai a licitação para o novo São Lucas
31/10/2012

Prioridade é para o transporte coletivo

Ônibus e barcas são foco de projetos para melhorar acesso a Florianópolis
O governo do Estado lança amanhã a segunda etapa do concurso para escolher o projeto que terá o desafio de solucionar o congestionamento na ligação entre Ilha e Continente, em Florianópolis. O foco será para o transporte coletivo, descartando ideias mais caras e voltadas somente para os carros, como uma quarta ponte e túnel.
Das 12 propostas conceituais entregues na primeira etapa da concorrência, em julho, apenas duas eram voltadas para o transporte de massa. Agora, o governo abre a etapa de aprofundamento destas duas, que devem contar com estudo de viabilidade econômica e impacto ambiental. Nesse estágio, outras empresas têm a segunda chance de participar, desde que as ideias sejam para o transporte coletivo.
O processo de seleção é realizado por Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), uma modalidade em que os custos da elaboração dos projetos são arcados pelo vencedor da licitação. A obra propriamente dita não deve trazer custos para o governo.
– Tem que ser de uma obra autossustentável financeiramente, por meio, por exemplo, da cobrança de passagem – explica o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa.
Uma proposta que deve entrar na disputa é o metrô de superfície, apresentado na última semana ao governador. Sua implantação pode chegar a R$ 1,5 bilhão. Em dezembro de 2013, o governo quer lançar o edital para executar o projeto escolhido.
(DC, 31/10/2012)
Opinião DC
A implantação de outra ligação entre a Ilha e o Continente, em Florianópolis, é uma questão crucial. Evidencia-se nos congestionamentos diários que, nos horários de pico, têm por epicentro as duas pontes e se estendem por quase toda a região metropolitana. O governo estadual avalia a operação de um sistema marítimo – de veículos e passageiros – para integrar as duas áreas. Alternativa mais barata e prática. Que desta feita seja para valer, pois o tema já virou piada. A hora é própria, eis que coincide com a eleição de um novo prefeito que colocou a mobilidade entre as prioridades.
(DC, 31/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *