Praça Santos Dumont será palco de tarde de atrações no sábado
25/10/2012
Florianópolis recebe seminário Social Good Brasil, focado no uso de novas mídias e inovação
26/10/2012

Preciosidades do Masc

Modernizado, o Museu de Arte de Santa Catarina oferece uma agenda pulsante além do acervo permanente

Um bom programa para este final de semana – seja ele de chuva, frio, vento ou calor – é visitar o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), localizado junto ao Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Há muito o que ver, mas é bom ficar atento: as três exposições temporárias terminam no domingo. Depois, os espaços serão reorganizados para receberem novas exposições a partir de meados de novembro.

Logo após as portas de vidro, na entrada do Masc, o visitante recebe o impacto das paredes coloridas. É o espaço da Exposição de Longa Duração, que conta a história do museu, desde os seus primórdios, lá em 1949, até a transferência definitiva para o prédio do CIC. Cada parede é de uma cor e representa uma das muitas moradas que o museu já teve ao longo do tempo.

Além da história do museu, estão expostas nesta ala algumas das mais representativas obras de arte do extenso acervo do Masc , que conta, hoje, com cerca de 1,8 mil peças catalogadas, de autoria de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque especial aos catarinenses.

Segundo o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, as obras expostas são trocadas periodicamente, para que o público possa ter acesso ao rico acervo do museu.

– De que adianta ter uma joia se ela fica trancada no cofre? O mesmo acontece com as obras de arte. De que adianta ter preciosidades no nosso acervo, se elas ficarem guardadas? Nossa proposta é que os visitantes conheçam o que temos de melhor na casa – argumenta o presidente.

Atualmente, oito obras fazem parte da mostra, sendo duas esculturas e seis telas. As esculturas são A Máscara e o Rosto (Bruno Giorgi) e O Pássaro (Ivo Silva). As telas são Parque de Diversões (Djanira Mota e Silva), No Campo (Iberê Camargo), Casas (Alfredo Volpi), Figura de Mulher (Max Moura), Parque (Janga) e Retrato de Marina (José Pancetti).

Depois de visitar a mostra permanente, o visitante entra no espaço das Exposições Temporárias. Até domingo três delas podem ser apreciadas – Pinturas e Esculturas do Poeta C. Ronald, Cruz e Sousa no Acervo do Masc e a exposição tátil Olhos da Alma.

A dica é visitar o Masc e, depois, esticar a permanência no CIC, onde há muitas outras atrações à espera dos visitantes. Uma delas é a exposição Luz e Sombra: o Cinema em Santa Catarina, promovida pela FCC no Museu de Imagem e Som, que apresenta a produção do cinema catarinense e a história da sétima arte no Estado, desde a chegada da primeira projeção, feita em 1897 na Praça XV de Novembro, em Florianópolis. Esta mostra também encerra no domingo. Outras opções são assistir um filme no Paradigma Cine Arte ou um espetáculo no Teatro Ademir Rosa, ambos abrigados no Centro Integrado de Cultura.

(DC, 26/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *