Jornal dos EUA valoriza Florianópolis
29/10/2012
“Meu desafio será unir a cidade pelo ideal da qualidade de vida”
29/10/2012

Governo de SC lança edital para projetos esta semana

Caminho pelo mar deverá ser o foco para resolver o problema de mobilidade de forma mais barata
O processo de licitação da quarta ligação entre a Ilha e Continente, em Florianópolis, vai começar do zero. O governo de Santa Catarina lança esta semana, edital para projetos de transporte coletivo, o novo e mais barato foco do próprio governo para tirar do papel a obra que vem sendo planejada há duas décadas e conta com 13 propostas.
A terceira ligação entre a Ilha e a parte continental de Florianópolis, a Ponte Pedro Ivo, foi inaugurada em 8 de março de 1991. Desde então, fala-se na necessidade de construção de uma quarta ligação. Vinte e um anos e 13 projetos depois, o governo do Estado chegou à conclusão que o melhor caminho para resolver a mobilidade na Capital sempre foi o mais óbvio: o mar.
Dos projetos bilionários de teleféricos a túnel subaquático, o governo está apostando, agora, nesta segunda fase de propostas, em solução mais barata e prática, que possa, de fato, melhorar a mobilidade.
– Estamos focados no transporte de passageiros de massa. E também nas manifestações que tiverem o menor custo ou mais perto de uma concessão, em que o próprio projeto possa, ser autofinanciado – disse o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, que observou que o lucro com a venda de passagens do transporte seria uma forma de autofinanciamento do projeto.
Das 13 propostas apresentadas até hoje, quatro demandam menos custos e integração pelo mar e pelos BRTs (via rápida para ônibus).
– O processo começa do zero de novo. Poderão entrar quantas propostas se candidatarem, sem limitações.
Inclusive empresas ou consórcios, brasileiras e estrangeiras, que não se candidataram antes. Aqueles que estavam com propostas de maior valor também poderão entrar com outros projetos – concluiu Costa.
Interessados terão 90 dias para detalhar o projeto
A segunda fase, ou seja, da proposta de manifestação de interesse (PMI), será lançada esta semana pela SC Parcerias.
A partir da abertura da PMI, as empresas terão cerca de 90 dias para detalhar o projeto, já com estudo de viabilidade econômica e impacto ambiental.
PAULO CÉSAR DA COSTA, presidente da SC Parcerias
“O processo começa do zero de novo. Poderão entrar quantas propostas se
candidatarem, sem limitações.”
(DC, 29/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *