Mobilidade Urbana
25/10/2012
Praça Santos Dumont será palco de tarde de atrações no sábado
25/10/2012

Governo abre inscrições para novos projetos que priorizem transporte coletivo em Florianópolis

Os 12 projetos apresentados pelo governo do Estado para a quarta ligação Ilha-Continente, em julho deste ano, serão acrescidos de outros participantes. Até a próxima semana será possível às empresas interessadas a inscrição de PMIs (Propostas de Manifestação de Interesse), que tenham como foco o transporte coletivo de massa. Na primeira etapa de inscrições, foram aceitas propostas baseadas na mobilidade urbana, o que incluiu o transporte público e novas ligações Ilha-Continente.
A SC Parcerias, empresa que auxilia na geração de investimentos no Estado, está envolvida com a escolha e recebimento dos projetos. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, ainda não há data para divulgação do edital para recebimento das novas ideias. A partir do recebimento das propostas, uma equipe técnica do governo avaliará todos os projetos. Há uma previsão de 150 dias para o anúncio dos escolhidos.
Entre os 12 projetos divulgados no mês de julho, apenas os das empresas Andrade Gutierrez, Engevix/Paulitec, Odebrecht/OAS, CCR/Esse e Jaime Lerner Arquitetos Associados previam a questão do transporte coletivo de massa. Essas ideias serão reaproveitadas na segunda etapa, associadas às que ainda serão inscritas.
Entretanto, as sete propostas restantes não serão excluídas do planejamento do governo estadual. Elas continuam sendo de domínio do Estado e poderão ser executadas se houver necessidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, a prioridade para o transporte coletivo foi uma exigência do governador Raimundo Colombo. “Queremos receber propostas para definir formas eficazes para o transporte de massa”, afirmou Hinnig.
São José a Florianópolis em 12 minutos
A 13ª proposta da quarta-ligação, apresentada pela empresa portuguesa Logistel na terça-feira, deve compor essa segunda fase. A intenção é elaborar um metrô ligeiro de superfície que faria, inicialmente, a ligação do município de São José ao Centro de Florianópolis. Para isso, seria construído um terminal onde hoje está a Ceasa (Central de Abastecimento de Santa Catarina) e aproveitando a estrutura do Ticen. Pesquisas da empresa indicam que a viagem entre as duas cidades seria de 12 minutos. Depois, a linha seria implantada do Ticen até a UFSC.
O investimento inicial é avaliado em R$ 1,5 bilhão. Se esse for o projeto escolhido, deve-se utilizar uma PPP PPP PPP (Parceria Público Privada). “A Logistel fará a inscrição desta ideia assim que a segunda chamada for aberta”, esclareceu o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig.
(ND, 25/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *