Agenda de 01 a 07 de outubro de 2012
28/09/2012
Ponte Hercílio Luz com luzes do movimento
01/10/2012

Alta temporada com experiências únicas

O foco do setor de turismo para a temporada deste ano indica que as atrações e serviços do verão em SC atingiram qualificação. Os nove especialistas que participaram desta matéria, de três cidades diferentes do Litoral, indicaram opções sofisticadas, que vão além dos roteiros tradicionais. Balneário Camboriú segue aparecendo com frequência entre os destinos mais procurados. Só que, desta vez, oferecendo uma rede de saneamento básico toda renovada, sem alagamentos e sem falta de água. Em Florianópolis, os turistas vão procurar os restaurantes que propiciem sensações únicas. A comida, será a regional. A mesma coisa na hotelaria, com as pequenas pousadas. Nas festas, a aposta certeira será as com música eletrônica, que vão atingir um outro patamar nesta temporada.

Balneário Camboriú tem pouco mais de 108 mil habitantes. Mas a população que visita a cidade ultrapassou os 4 milhões em 2011, segundo dados da Secretaria de Turismo do município. Não é à toa que o pacote turístico para SC mais vendido pela maior agência de viagens do Brasil, a CVC, é o de Balneário Camboriú passando pelo Beto Carrero World.

A gerente da CVC para a região Sul, Silvia Russo, afirmou que o pacote se mantém como o mais vendido para SC desde o início deste ano, acrescentando que as vendas para o destino cresceram 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade, Margot Libório, conta que a principal novidade que os turistas vão ter neste verão será uma tirolesa ligando a Estação Mata Atlântica, por onde passa o teleférico, até a praia de Laranjeiras.

Entre as novidades menos visíveis, mas tão importante quanto as opções de lazer para o turismo de Balneário Camboriú, estará a reforma da rede de esgoto. Hoje, quem visita o município pode observar as obras no calçadão da Praia Central. Ali estão sendo construídas as galerias fluviais, parte do projeto da prefeitura de fazer com que a cidade tenha 100% de saneamento básico.

– O Chile e o Uruguai têm um calendário escolar diferente do nosso. Em setembro, no feriado deles, recebemos um número significativo de turistas desses países. O que é um termômetro para a temporada.

Segundo Margot, a consulta por hospedagem e as reservas de turistas do Mercosul continuam aquecidas neste ano. Mesmo os argentinos, que passam pela crise do dólar, devem comparecer neste ano. Mas a aposta da cidade é mesmo nos turistas chilenos, que, de acordo com a presidente do Convention, aumentam em número a cada temporada desde o início dos anos 2000.

Construção civil estimula turismo

Kid Stadler, conselheiro da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-SC), destaca que os novos prédios de Balneário Camboriú estão no padrão de qualidade dos melhores edifícios de luxo do mundo. Para ele, a construção civil da cidade estimula o turismo.

Segundo dados do Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú, uma cobertura de frente para o mar foi vendida recentemente por R$ 11 milhões, o valor mais alto registrado até agora em um apartamento da cidade.

(DC, 30/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *