Pedestres e motoristas não respeitam faixas e semáforos nas ruas de Florianópolis
19/09/2012
André Trigueiro: “As cidades estão em colapso”
19/09/2012

Limpeza pública é o serviço melhor na Capital

Em pesquisa da Fecomércio-SC, moradores atribuem nota de 2,98, acima da média, aos serviços de responsabilidade da Comcap
Entre os serviços públicos de Florianópolis, a limpeza pública foi o melhor avaliado em pesquisa da Fecomércio-SC. De zero a cinco, o quesito recebeu a maior nota, de 2,98. “Este é um serviço essencial para a qualidade de vida dos moradores, por isso a importância dessa avaliação”, destaca o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati.
A Comcap é a empresa de economia mista, cuja acionista majoritária é a Prefeitura Municipal de Florianópolis, concessionária dos serviços de limpeza pública (varrição, capinação e roçagem de ruas) e de coleta de resíduos sólidos. Hoje, ocupa em torno de mil pessoas diariamente para manter a cidade limpa.
De acordo com o gerente do Departamento de Limpeza Pública da Comcap, Bruno Vieira Luiz, o índice de satisfação dos moradores acima da média é um incentivo para continuar melhorando os serviços. “Ficamos contentes com o resultado, porque demonstra que estamos no caminho certo. É um incentivo para a Comcap continuar trabalhando, sempre tentando melhorar”, aponta.
Percepção dos moradores
Para a Pesquisa Fecomércio-SC de Percepção dos Serviços Públicos foram entrevistados 440 moradores da Capital para avaliar 10 serviços públicos com notas de zero a cinco. O resultado foi divulgado na segunda-feira.
Conforme informações da entidade, a nota geral atribuída aos serviços públicos de Florianópolis foi 2,3. O número está abaixo da média (2,5) e reflete a percepção individual por item, já que nenhum deles alcançou nota de destaque. Os quesitos melhor avaliados foram limpeza da cidade (2,98); habitação (2,6); preservação ambiental (2,54); e cultura e lazer (2,41). Abaixo da média aparecem a qualidade da educação (2,23), estrutura urbana (2,2), água e esgoto (2,17), saúde (2,07) e transporte (2,07). A segurança pública aparece na última colocação, com a pior nota da avaliação: 1,74.
Confira pesquisa completa no site da Fecomércio-SC.
Limpeza pública
Além de ser o melhor avaliado na pesquisa, recebeu nota igual (2,98) por gênero masculino e feminino
Mesmo entre os jovens (16 a 25 anos), que são os mais descontentes com os serviços públicos no geral, a limpeza urbana é o quesito melhor avaliado. Assim como entre a faixa mais crítica da pesquisa, entre 46 e 60 anos.
Na faixa acima dos 60 anos e entre 36 e 45 anos, a Comcap obtém as melhores avaliações, com notas, respectivamente, de 3,23 e 3,22.
A melhor avaliação dos serviços de limpeza, por bairro, foi obtida no Continente, com nota 3,21. Na sequência, por ordem, aparecem Sul (2,98), Leste (2,93), Centro (2,86) e Norte (2,85).
(PMF, 18/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *