Moradores sinalizam buraco com uma bananeira em Florianópolis
20/09/2012
Dez dias de Arena Lazer no parque de Coqueiros
20/09/2012

IPUF promove passeio ciclístico no Centro

Parte da programação do Dia sem carro, os passeios ciclísticos serão realizados, além do Centro, também nos Ingleses
Com o intuito de melhorar comunidades com projetos que incluem calçadas, ciclovias, iluminação e segurança, com a participação e sugestão da população, o IPUF vem realizando passeios ciclísticos em bairros de Florianópolis. No próximo sábado será a vez do Centro, no Dia Sem Carro, 22 de setembro.
O Dia sem meu Carro visa aumentar a consciência pública sobre as consequências do uso irracional dos automóveis nas cidades e reafirmar pedestres, ciclistas e o transporte público como alternativas possíveis de mobilidade urbana, o que torna o ambiente mais agradável, limpo e saudável.
O passeio ciclístico no Centro percorrerá a Avenida Oswaldo Cabral, a Rua Bocaiúva, Almirante Alvim, Av. Hercílio Luz, Tiradentes, entre outras. A concentração será no Largo da Catedral às 9horas, com distribuição de material informativo e a saída do passeio às 10 horas. Haverá o sorteio de duas bicicletas.
A programação do IPUF para o Dia Sem Carro iniciou em 15 de setembro, com o passeio ciclístico realizado nas comunidades da Caieira da Barra do Sul e Tapera da Barra do Sul e que contou com mais de 60 participantes, entre ciclistas e pedestres. Além do passeio no Centro, será realizado, no dia 29 de setembro, o passeio ciclístico nos Ingleses, com concentração às 9h, distribuição de material informativo e sorteio de duas bicicletas e saída prevista do passeio às 10 horas, em frente à Academia Mega, na SC 403 – Km6. O evento oportunizará a conversa dos moradores com lideranças públicas e mostrará a importância de ciclovias e calçadas na região.
O dia 22 de Setembro
A experiência inicial da campanha “Um dia sem carro” foi realizada em 22 de Setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas. Em 1999, a adesão se estendeu para 66 cidades francesas, 92 italianas e toda uma região de Genebra, na Suíça. A cada ano, nesse dia, que é também o dia mundial do pedestre, as adesões aumentam.
Em 2004, no Sul da Ilha, foi realizada manifestação através de caminhada e bicicletada pela Av. Pequeno Príncipe por iniciativa da Escola da Fazenda e com apoio de associações locais. Em 2005 foi a primeira vez que Florianópolis participou oficialmente do evento. O Prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger, decidiu aderir a 5ª Jornada Brasileira – Na Cidade Sem Meu Carro e atividades foram programadas para promover as alternativas de transporte que contribuam para a construção de uma cidade com maior qualidade de vida e socialmente justa. Nos anos seguintes o IPUF organizou passeios ciclísticos em vários bairros de Florianópolis, com distribuição de material informativo à população e motoristas.
Serviço:
O quê: Passeio ciclístico
Quando: 22 de setembro – Concentração às 9h
Local: Largo da Catedral

(PMF, 19/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *