MPF quer que Ibama assuma o licenciamento do transporte marítimo da Grande Florianópolis
03/09/2012
Projeto urbanístico de Dalmo Vieira será apresentado em Florianópolis
03/09/2012

Florianópolis terá parque interativo de ciência no aterro da baía sul

O Parque Viva a Ciência será instalado no aterro da baía sul, em Florianópolis. Projetado inicialmente pelo departamento de física da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 2004, começou a sair do papel este ano. No entanto, o primeiro espaço interativo de ciência da cidade não tem data de inauguração definida.
A proposta é criar um museu de ciência ao ar livre, que contará com centro de capacitação de professores, centro de divulgação científica, pistas para caminhadas, ciclovia, praça de esportes, parque infantil, lanchonete, estacionamento e um planetário para cem pessoas. Um dos equipamentos que será instalado no parque está guardado em um laboratório da universidade e foi exposto apenas na Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão), no ano passado. É uma televisão interativa de 40 polegadas touch screen com cinco jogos que abordam questões de química, física, astronomia e conhecimentos gerais relacionados à ciência.
A área será dividida em dois lotes, norte e sul, que somam pouco mais de 50 mil metros quadrados. A intenção é prestar um serviço semelhante ao realizado no centro interativo Espaço Ciência, de Olinda, Pernambuco. O acesso ao parque deverá ser gratuito. Talvez haja uma taxa de R$1,50 por pessoa para visitar o planetário, que será destinada à manutenção do local.
Até o momento, apenas as obras da pista de caminhada foram iniciadas, e a conclusão está prevista para os últimos dias de outubro. Na segunda quinzena de setembro, o centro de capacitação de professores começará a ser levantado e, logo em seguida, deve ser construída uma maquete do Estado de Santa Catarina que está em fase de licitação.
(ND, 03/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *