Soluções conjuntas para a Grande Florianópolis
12/09/2012
FloripAmanhã recebe visita de candidatos à prefeitura de Florianópolis
12/09/2012

Entidades se unem pelo contorno viário da BR-101

Associações empresariais que apoiam a construção da obra cansaram das indefinições e vão pressionar com um protesto
As indefinições do governo federal, ao longo de 14 anos, sobre o traçado do contorno viário da Grande Florianópolis levaram entidades sociais e de classe a se unir pela realização da obra. Para expressar a decisão pretendem fechar por duas horas a BR-101 no dia 19 de outubro.
A longa espara se deve a entraves políticos, que deram margem para a concessionária justificar o adiamento da obra que afastaria para o anel viário o trânsito pesado, que hoje cruza a área urbana de São José e Palhoça. O movimento é organização pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento (Comdes).
Chama a atenção que envolve entidades que não costumam participar de manifestações deste tipo, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), Floripamanhã e até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Conforme a presidente da Comdes, Zena Becker, as organizações se cansaram das promessas e resolveram agir.
Eles prometem fechar a passagem de veículos da Praça de Pedágio de Palhoça e no Rio Inferninho (Biguaçu), onde seria o traçado do anel. Atualmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) analisa o pedido da prefeitura de Palhoça de fazer outra mudança no trajeto. Resultado: já se fala em conclusão do anel viário em 2017.
– Cada hora o prefeito escolhe uma nova direção e atrasa ainda mais o começo das obras – critica o deputado federal Esperidião Amin, que participa das discussões do contorno.
O prefeito rebate e diz que estuda o que é melhor para Palhoça
– Não queremos que ocorra o que aconteceu quando o traçado da BR-101 dividiu o município. O projeto que enviamos para a ANTT terá um custo menor em função das desapropriações terem valores mais baixos.
A obra é alvo de investigação do Tribunal de Contas da União desde 2011 e, no último mês, uma ação do procurador Ministério Público Federal (MPF) Daniel Ricken requer à Justiça o retorno da tarifa de pedágio para R$ 1,10, inclusive na praça de Palhoça, pois as obras não estão concluídas. A Autopista Litoral Sul informou que não foi notificada.

(DC, 12/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *