Tribunal de Contas aponta irregularidades em edital
18/09/2012
Projeto sem prazo para ser iniciado o Transporte Marítimo de Palhoça
18/09/2012

Demora para o aplauso no Teatro do CIC

Após três anos de espera e vários problemas na reforma, Teatro do CIC volta a funcionar

Depois de três anos de espera, o maior teatro de Santa Catarina volta a integrar a programação cultural do Estado a partir desta quinta-feira, com espetáculo gratuito do Balé Bolshoi.

Desde que o Teatro Ademir Rosa foi fechado para a reforma do Centro Integrado de Cultura (CIC), em maio de 2009, o espaço enfrentou percalços que adiaram a conclusão da obra. Furto de equipamentos, estrutura comprometida por erros durante a construção, atrasos no cronograma e problemas no projeto privaram o público do principal ponto cultural do Estado. Até em depósito de entulhos o local se transformou.

No dia 7 de maio de 2009, o local foi fechado, mas as obras só iniciaram em janeiro deste ano. O motivo dos atrasos foi o processo licitatório. Um edital de licitação específico para o teatro foi lançado em 2009, mas foi contestado pelas empresas. Um novo processo foi aberto, e a ordem de serviços para a reformulação do Teatro Ademir Rosa e do cinema do CIC só foi assinada em agosto de 2011, no valor de R$ 8 milhões.

Além dos entraves no processo licitatório, outro motivo para os desencontros na condução da reforma foi a decisão de fechar todo o CIC.

– A reforma deveria ter sido feita em módulos, para não interferir na vida cultural da cidade – afirma o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza.

– O CIC estava integrado ao modus vivendi da cidade, houve um descontentamento da classe artística. Muitos problemas surgiram ao longo da obra, o que aumentou a demora. Não é uma construção nova, tem quase 30 anos – acrescenta o presidente da FCC.

(DC, 18/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *