CDL Jovem vai às ruas em busca de um trânsito mais humano
21/09/2012
Boas ideias catarinenses entram na rede nacional
24/09/2012

COMDES planeja novas ações para a campanha “Alça de Contorno da BR 101 – OBRAS JÁ!”

A campanha “Alça de Contorno da BR 101 – OBRAS JÁ!” não vai incluir fechamento da rodovia federal no dia 19 de outubro, como inicialmente previsto. Para evitar o risco de prejudicar aqueles que já sofrem rotineiramente com os engarrafamentos na região e buscar um apoio ainda maior da comunidade, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) definiu em sua reunião de hoje (21/09) que a manifestação está mantida, com grande mobilização para pressionar o governo federal e a empresa concessionária para começarem as “obras já”, a partir do Km 175, em Biguaçu, até o Km 222, em Palhoça, conforme projeto original. Um cronograma de ações continuadas está sendo planejado para agregar apoiadores e ampliar o engajamento da sociedade nesta causa.
Acompanhe mais detalhes e como participar através da página da campanha no Facebook – facebook.com/alcadecontorno, cujo mote é “Chega de ficar parado”. Estima-se uma redução no movimento de 20% a 50% no fluxo de veículos no atual traçado da BR 101 entre Biguaçu e Palhoça quando a alça de contorno de cerca de 50 Km estiver concluída e desviar para o interior o fluxo que atualmente passa por esta área urbana. Com menos engarrafamentos, haverá redução do número de acidentes e melhorias para entrega de mercadorias e deslocamento de pessoas.

Secretaria de Desenvolvimento Regional

A reunião realizada no Hotel Maria do Mar contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning. O secretário enalteceu a iniciativa do COMDES, lembrando que existe um contrato não cumprido por parte da empresa concessionária e que a sociedade deve sim pressionar para que a situação seja resolvida. Hinning também anunciou que a Secretaria de Desenvolvimento Regional passará a integrar o COMDES e que está criando o Comitê de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, com participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

Entenda o caso

O trecho da BR 101 está sob concessão da Autopista Litoral Sul desde 2008, quando foi estipulado em quatro anos o prazo para a entrega do anel viário. No entanto, a agência reguladora ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prorrogou a entrega para 2015, conforme Resolução 3312/2007. Como a obra deve durar cerca de quatro anos e continua apenas no papel, a ANTT e a empresa concessionária apresentaram em maio de 2012 um cronograma físico ao Fórum Parlamentar Catarinense estendendo o prazo de conclusão para 2017. Mas ainda não há previsão para início das obras e nem as desapropriações começaram.
Depois de uma tentativa de reduzir a extensão do anel viário em quase 20 Km — alternativa afastada a partir de mobilização de entidades e representantes políticos da Grande Florianópolis — e da impossibilidade de realizar o projeto original do DNIT de 2003 por conta da implantação de um loteamento em Palhoça em local previsto para a rodovia, o início das obras do anel viário continua uma incógnita.

A Campanha do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis – COMDES tem apoio das seguintes entidades:

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hoteis
ACIBIG / CDL – Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu
ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
ACIP – Associação Comercial e Industrial de Palhoça
AEMFLO – CDL/SJ – Associação Empresarial da Região Metropolitana de SJ
ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis
CREA – Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de SC
CRECI-SC – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina
Florianópolis Convention & Visitors Bureau
Associação FLORIPAMANHÃ
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
SENGE – Sindicato dos Engenheiros no Estado de SC
SHRBS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Fpolis
SINDIMÓVEIS – Sindicato dos Corretores de Imóveis de SC
IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil
AEAGRO – Associação dos Engenheiros Agrônomos
SESCON – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Fpolis.
A campanha “Alça de Contorno” tem também o apoio do SINPREMAC – Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados e Artefatos de Cimento da Grande Florianópolis, entidade não integrante do COMDES.
(Republicado por Portal da Ilha, 14/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *