Prefeitura de Florianópolis prorroga sindicância do Mercado Público por mais 30 dias
01/08/2012
Florianópolis recicla 7% do lixo produzido na cidade
01/08/2012

Trindade deve ganhar nova praça com projeto arquitetônico elaborado pela UFSC

Os entulhos amontoados na praça Santos Dumont, na Trindade, eram, durante a tarde de terça-feira, 31, a única lembrança da existência do antigo bar do Pida. A Prefeitura da Capital autorizou a demolição da estrutura no início da manhã. Por volta das 9h30, a PM (Polícia Militar) iniciou a abordagem de três moradores de rua que viviam no local, dando abertura para que a retroescavadeira começasse os trabalhos. O quiosque ao lado do Pida também foi demolido, há dois dias. Mas, segundo moradores e taxistas, quem fez a demolição foi o proprietário.

Com essa página virada na história da praça, os moradores da região comemoraram e já celebram o futuro. A demolição das estruturas era o último empecilho para a revitalização do local. “Nós já temos o projeto, feito pelos alunos de arquitetura da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A construtora GPinheiro dará agora encaminhamento, junto com parceiro, para o levantamento de custos, a elaboração do projeto executivo e o planejamento da obra”, relatou Élzio do Espírito Santo Oliveira, do departamento de apoio institucional da Ambatri (Associação dos Moradores do Bairro da Trindade).
A praça ainda não foi adotada, mas a expectativa é que em breve alguma empresa privada se interesse pela revitalização. Desde abril, três alunos de arquitetura da UFSC se empenharam na elaboração do projeto arquitetônico, feito em parceira com a associação de moradores e o Conseg (Conselho de Segurança) do bairro.
Segundo Eduardo Piovesan, um dos criadores do novo conceito para a praça, foi criada uma rampa, em formato de “S” que faz a ligação dos atrativos do novo espaço. “Essa rampa torna a praça acessível. Hoje, ela tem escadas que limitam a mobilidade”, disse.
Além disso, Piovesan explicou que a praça será mais aberta, com o intuito de convidar as pessoas a entrarem no local. Os brinquedos, que hoje ficam todos espalhados, ficarão ao lado da atual academia ao ar livre. “Para o lugar que estava o bar do Pida, nós propomos uma área seca, com oito metros de calçada, para realização de festas da comunidade e feiras”, complementou. De acordo com Oliveira, a iluminação está garantida pela prefeitura e o paisagismo será submetido à Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).
No dia 9 de junho o TJSC (Tribunal de Justiça) julgou processo como favorável ao município. O tribunal determinou como procedente o fechamento dos estabelecimentos pela administração municipal, no ano passado.
(ND, 31/07/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *