Projeto para quarta ligação prevê ponte estaiada
15/08/2012
Papo cabeça com Marius Bagnati, presidente da Comcap
16/08/2012

Relatório com resultados do movimento Floripa Te Quero Bem será lançado nesta quarta-feira no auditório da OAB

Chegou a hora de mostrar aos candidatos à prefeitura o resultado de quatro meses de discussões sobre as necessidades da Capital catarinense. O material está reunido no documento Desafios de Florianópolis — Subsídios para a Elaboração do Plano de Metas, que será entregue às 19h desta quarta-feira, e contou com a colaboração de 60 especialistas e representantes de entidades sociais. Essa é uma das ações do Movimento Floripa Te Quero Bem (FTQB).
O lançamento do relatório será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde haverá uma apresentação sobre a metodologia do levantamento. O documento retrata as maiores necessidades em saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano. Foram incluídos mais de cem projetos já existentes na Capital e em outras cidades do país e do mundo, que podem ajudar a encontrar saídas.
Os desafios refletem o que a população mais precisa de acordo com a avaliação das lideranças sociais e especialistas, tendo como referência indicadores embasados em dados oficiais. Uma das prioridades é reduzir o número de mortes violentas. Essa necessidade foi diagnosticada com base nos dados do Ministério da Saúde, que apontou um crescimento no índice de homicídios, que passaram de 10,2 por 100 mil habitantes em 2000 para 22,8 em 2010 e perspectiva de chegar a 50,61 em 2020.
— A ideia é fazer com que o documento seja uma fonte para o prefeito eleito planejar a gestão. Dali pode-se coletar informações para pensar o futuro da cidade, pois conta com indicadores de sustentabilidade — explica a coordenadora do Centro de Apoio a Inovação Social do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Caroline de Andrade.
O documento Desafios de Florianópolis pode ser acessado por qualquer pessoa na página do Floripa Te Quero Bem. Um caderno especial com os principais desafios, indicadores e projetos analisados por 16 especialistas será encartado na edição de quinta-feira do DC, com uma versão on-line no site do Diário.
Desabafo de Guga deu a largada
O começo
— O Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida. A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).
Objetivos
— Elaborar um documento que aponte os problemas e projetos que são exemplo, para servir de subsídio e ajudar no planejamento de sua gestão municipal. O segundo objetivo é encaminhar proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para que o prefeito estabeleça um plano de metas.
Escolha dos desafios
— A consultoria técnica Delos Associados usou como referência 250 indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, que visa a mobilização da sociedade civil a oferece uma agenda de sustentabilidade aos candidatos. Também ouviu 25 estudiosos e profissionais da área.
Os indicadores
— São informações capazes de retratar de forma quantitativa (números, gráficos, tabelas) a realidade da cidade.
O comitê
— Foram realizadas setes reuniões com um comitê formado por 60 representantes de entidades sociais, de classe e universidades da Capital. O grupo debateu e definiu os principais desafios da cidade para os temas: saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano.
Resultados
— O documento Desafios de Florianópolis — Subsídios para Elaboração do Plano de Metas será entregue aos candidatos à prefeitura a partir das 19h de hoje, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Beira-Mar Norte.
— A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para tornar obrigatório a elaboração de um plano de metas foi aprovada numa primeira fase pela Câmara de Vereadores. O texto está em análise pela casa.
Como participar
— O documento na íntegra está disponível no site oficial do movimento.
— Use o relatório para promover debates pré-eleições.
— Crie soluções ainda não pensadas.
— Empreenda projetos que não saíram do papel.
— Apoie iniciativas em temáticas importantes para você.
— Após por em práticas algumas as ações, compartilhe conosco no facebook.
(DC, 15/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *