Escolha o projeto a ser feito na Capital
23/08/2012
Laudo aponta animais saudáveis
23/08/2012

Projeto para quarta ligação prevê ponte em dois níveis

Retirar o trânsito que ao sair da Ilha passa pela Via Expressa (BR-282) com destino à BR-101 no sentido Norte é a intenção das empresas espanholas LDJ Pro­jetos, Picid e Comaypa. A proposta passa ainda pela construção de um aterro desde o bairro Barreiros, em São José, até o Estreito. Para chegar à Ilha, a intenção é construir uma ponte em dois níveis. O estudo pre­vê um gasto de 500 milhões de euros – equivalente a R$ 1,26 bi – e um prazo de execução de 48 meses, incluindo o tempo de análise dos projetos.
A nova rodovia, construída em aterro, teria três pistas em cada uma das vias de circulação com uma extensão de 8,9 quilômetros costeando toda a parte continental de Barreiros e Estreito. Enquanto isso, o trânsito que chega à parte insular seria “jogado” na nova ponte, construída depois da Hercílio Luz, de­sembocando na avenida Beira-mar Norte. Essa cons­trução teria 300 metros de extensão.
Os projetistas espanhóis pensaram em uma ponte em dois níveis. No nível superior trafegariam os car­ros e o tráfego em geral, enquanto a parte de baixo estaria destinada ao transporte público e aos serviços de emergência. Também está prevista a construção de ciclovia e área para pedestres.
Para não limitar o tráfego marítimo na baía, o pro­jeto prevê que se deixe ao menos 25 metros de altura livre entre a parte mais baixa da ponte e a lâmina de água. O espaço que não for utilizado pela nova rodo­via também recebeu uma sugestão de uso. Segundo os projetistas, é possível aproveitar o espaço com zonas de serviços urbanos, como restaurantes, hotéis, colé­gios, hospitais e áreas para esporte.
Se for escolhido como projeto ideal para nova liga­ção entre Ilha e Continente, as empresas espanholas sugerem que seja elaborado um formato de constru­ção em PPP (parceria público-privada). Nesse caso, o investidor teria 20 anos de concessão.
A PROPOSTA
Projeto espanhol
– Empresas: LDJ Projetos, Execuções e Representações Ltda ME, Picid Ltda e Comaypa S.A.
Projeto
– Quarta ponte e novo acesso (construção de aterro) à Ilha de Santa Catarina desde o Norte da BR-101
Características
– Implantação de nova via em aterro, com três pistas em cada sentido e extensão de 8.950 metros, para acesso desde a BR-101 (Barreiros/Estreito), até a nova ponte no lado continental.
– Quarta ponte em dois níveis, com quatro pistas, sendo o nível superior destinado ao tráfego em geral (veículos, motos, etc.) e o inferior destinado ao transporte coletivo e serviços de emergência.
Entenda a série
O Notícias do Dia está apresentando com detalhes cada um dos 12 projetos para novas ligações entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental. Participam 11 empresas de construção e planejamento de nível nacional e internacional, além de uma engenheira recém-formada pela UFSC.
Essas propostas foram apresentadas pelo governo do Estado no dia 30 de julho. Todas foram enviadas de forma gratuita ao poder público e, uma delas (ou uma junção de várias), se transformará no projeto final para o novo sistema de transporte na Capital. O governo tem até setembro para definir qual a melhor forma para ligação.
(ND, 22/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *