Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para cinco oficinas de arte gratuitas
24/08/2012
Prefeitura cumpre acordo e entrega camada asfáltica antes do prazo
24/08/2012

Projeto para quarta ligação prevê dois túneis e seis pedágios

A proposta da empresa cario­ca Queiroz Galvão apresenta­da ao governo de Santa Catarina quer “pensar o futuro do trânsito da Grande Florianópolis de uma forma diferente”. A intenção é criar dois túneis singelos (para­lelos) sob o mar e, aliado a isso, intervenções para melhorar o trânsito, entre elas, a criação do contorno viário da BR-101, entre Bi­guaçu e Palho­ça. O estudo prevê ain­da a insta­lação de seis praças de pedágio no trecho. O custo da obra está avaliado em R$ 2 bilhões.
Os dois túneis estariam loca­lizados entre a Beira-mar Conti­nental e a Beira-mar Norte (nas proximidades do Forte Santa­na), onde está prevista a insta­lação de um pedágio. No plane­jamento, o trecho subterrâneo tem 3,7 quilômetros de extensão e uma seção interna de 105 m², em cada um dos túneis. Segun­do o projeto, os túneis singelos serão construídos de forma in­dependente e paralelos, permi­tindo assim direcionar o tráfe­go de forma independente com sentido único em cada túnel.
Cada túnel terá duas faixas de rolamento com 3,5 metros de largura e mais 3 metros para pas­sagem de emergência. A proposta ainda prevê a colocação de passeio de um metro para pedestres e, en­tre os dois túneis, será escavado um túnel de interligação para fuga no caso de acidentes. Para chegar até a entrada das ligações entre Ilha e Continente, serão constru­ídas valas a céu aberto, chamadas de trincheiras pelos especialistas.
Sistema interligado
Para permitir que o trânsito no Continente também seja beneficiado, a construtora Queiroz Galvão ainda prevê a ampliação da faixa de terra com um aterro hidráulico na Beira-mar Continental. O projeto é mais complexo, prevendo conexões entre o sistema viário existente e a Via Expressa (BR-282), que liga a BR-101 às pontes atuais. “Por meio de viadutos será proporcionada a realização de dois movimentos principais, ou seja, da Via Expressa para o sistema viário, sentido Ilha, com uma alça constituída em viaduto, seguida de pedágio. No sentido contrário, da Ilha para a BR-282, também haverá uma saída à direita com alça constituída em viaduto, igualmente seguida de pedágio”, destacaram os especialistas no projeto.
O pedágio será a atividade destinada a captar recursos financeiros necessários ao desenvolvimento de todas as atividades de implantação e operação do sistema. Segundo os estudos, as tarifas serão diferenciadas por tipo de veículo. O projeto da alça de contorno, que desviará o trânsito da BR-101 entre os quilômetros 175 e 221, de Biguaçu até Palhoça, será fundamental para a complementação do estudo.
Entenda a série
O Notícias do Dia está apresentando cada um dos 12 projetos para novas ligações entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental. Participam 11 empresas de construção e planejamento de nível nacional e internacional, além de uma engenheira recém-formada pela UFSC. Essas propostas foram apresentadas pelo governo do Estado no dia 30 de julho. O governo tem até setembro para definir qual a melhor forma para ligação.
(ND, 24/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *