Projeto Revitalizando Culturas e DCE da Unisul promovem I Desafio Lixo Zero
22/08/2012
Reunião Ampliada discutiu critérios para trabalhar nas praias
23/08/2012

Prefeitura incentiva a inclusão digital através da reciclagem de equipamentos

Inclusão digital, inserção social e preservação do meio ambiente. Com base nesses três pilares, a Secretaria Municipal de Educação realizou a doação de três toneladas de equipamentos de informática para reciclagem para o projeto Cidade Melhor da Organização Não-Governamental, CDI, Comitê para Democratização da Informática.
Ao todo foram disponibilizados cerca de 120 monitores, 160 computadores, carcaças e periféricos que serão remontados de forma integral. Após este processo, os novos computadores serão destinados pela ONG para comunidades carentes da Grande Florianópolis e demais regiões do estado. A ação foi realizada pelo Núcleo Tecnológico Municipal, ligado à Diretoria de Educação Continuada, DEC.
Para Roberto Carlos Régis, titular da DEC, “o objetivo principal era evitar que estes equipamentos eletrônicos derivados de órgãos centrais da prefeitura e das salas informatizadas das escolas básicas municipais tivessem sido descartados de forma incorreta, causando danos ao meio ambiente. Além disso, era primordial que estes materiais fossem colocados novamente em uso por pessoas que não tem acesso a essas tecnologias”, ressalta.
Projeto Cidade Melhor
O projeto desenvolvido pela CDI visa receber o maior número de doações dos considerados “lixos eletrônicos” arrecadados por pessoas, escolas públicas e privadas, empresas e instituições por intermédio de gincanas promovidas mensalmente. A entidade que obtiver a maior quantidade de resíduos de informática vence a gincana. O evento reúne de uma única vez arte, lazer, informação, conhecimento, respeito ao meio ambiente e cultura.
Comitê para Democratização da Informática
A ONG CDI irá completar em setembro 11 anos de existência e desenvolve uma série de projetos voltados à inclusão digital ou também chamada Infoinclusão de moradores de comunidades de baixa renda às Tecnologias de Informação e Comunicação. Natália Soares de Oliveira, coordenadora da CDI Comunidade Cevahumos, do bairro Abraão, ressalta a importância do projeto que atende cerca de 120 crianças no contraturno escolar através das salas informatizadas com equipamentos doados e mantidos pela ONG. “As crianças também recebem um curso básico de informática com certificado de conclusão ministrado por um monitor capacitado pela própria entidade”, afirma.
(PMF, 21/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *