Tarifas de ônibus estão mais caras
07/08/2012
2º Encontro Catarinense de Educação Ambiental
07/08/2012

Prefeitos e segurança

Artigo escrito por Ronaldo Benedet – Deputado federal (DC, 07/08/2012)
Com a proximidade das eleições municipais, o tema da segurança pública será tratado por todos os candidatos. E os municípios podem oferecer contribuições que se somem às medidas já existentes. Sugiro que os futuros administradores municipais busquem intensificar o trabalho de prevenção ao uso de drogas, com campanhas em escolas, junto às famílias e a outros setores da sociedade. Os prefeitos também devem pensar no acolhimento e na redução de danos, tratando o usuário de droga.
Irresponsavelmente, alguns candidatos prometem criar uma guarda municipal para prender criminosos e dar mais segurança aos seus munícipes. Nada disso é preciso. O prefeito deve atuar na origem dos crimes e propor ações que os diminuam. O que pode o prefeito fazer na questão da segurança pública?
Agir nas causas que levam à prática de crimes. O crime que mexe com a sensação de segurança do cidadão é o crime da nossa rua, bairro, comunidade, o delito praticado por usuário e viciado em drogas, que eu chamo de crime social. Quando fui secretário de Segurança Pública de SC, nossa estatística constatava que 80% dos crimes estavam ligados às drogas, lícitas e ilícitas.
A questão da droga deve ser encarada em três pontos fundamentais: autoridade (polícia, cadeia e justiça); prevenção (escola integral, Proerd, educação) e, por último, redução de danos. Há comunidades terapêuticas e clínicas de tratamento de drogados e alcoólatras. Só agora, o governo federal está disponibilizando recursos para isso. Repito: tirar das ruas o usuário de drogas é uma grande solução para reduzir o crime, melhorando a segurança da comunidade. Não compete ao prefeito prender drogados, mas desenvolver ações sociais e de saúde para tirá-los das ruas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *