Incubação de empresas
09/08/2012
Santa Catarina agora tem o Dia de Combate à Pirataria e à Biopirataria: 3 de dezembro
10/08/2012

Novas regras limitam propaganda de rua em Florianópolis

A campanha nas ruas deve ser cada menos visível neste ano e um dos motivos e são as regras de propaganda mais rígidas. Em Florianópolis, a 13ª zona eleitoral baixou uma portaria com referência a 19 avenidas e nove ruas, proibindo, além de cavaletes e bonecos, a utilização das tradicionais bandeiras nos sinais de trânsito e a colocação de mesas de distribuição de materiais.
Segundo Patrícia Brasil, chefe do cartório eleitoral, o objetivo é evitar que a eleição atrapalhe o trânsito. Entre as avenidas e ruas citadas estão a Beira-Mar Norte, Expressa Sul, Mauro Ramos, Paulo Fontes e Lauro Linhares (veja a lista completa abaixo).
A determinação divide as opiniões na Capital. Para Edson Caporal, coordenador da campanha do candidato César Souza Junior (PSD), a decisão preza pela segurança das pessoas.
— Nessas avenidas movimentadas, como a Beira-Mar, o pessoal se expõe muito. É perigoso realmente — diz.
O candidato do PSOL, Elson Pereira, acredita que as restrições não inviabilizam a campanha na rua. Para ele, há outros fatores que influenciam para a campanha tímida, como a dificuldade de motivar a militância por três meses e de arrecadar dinheiro.
A candidata Angela Albino (PC do B) diz que espera da Justiça um equilíbrio entre favorecer a democracia e conter os excessos. Angela não concorda com a proibição de bandeiras, por exemplo, mas ressalta que determinações são para ser cumpridas.
Para o candidato Gean Loureiro (PMDB), o mais importante da campanha na rua é o corpo a corpo e por isso ele diz não ver nenhum problema nas restrições da legislação. Para o presidente estadual do PPL, Fabiano Deitos, a rigidez das regras de propaganda na rua acaba fazendo com que a campanha na TV e no rádio ganhem mais peso. Janaina Deitos, candidata do PPL, disputa a eleição neste ano pela primeira vez.
O candidato Gilmar Salgado (PSTU) diz que algumas regras como o fim de outdoors contribuem para que a campanha fique mais democrática.
O que está proibido:
Cavaletes, bonecos, cartazes, banners, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras no leito de vias públicas, canteiros centrais e acostamentos
Onde:
BR-282
Rodovias estaduais
Via Expressa Sul
Av. Beira-Mar
Av. da Saudade
Av. Professor Henrique da Silva Fontes
Av. Mauro Ramos
Av. Madre Benvenuta
Av. Rio Branco
Av. Othon Gama d’Eça
Av. Gustavo Richard
Av. Paulo Fontes
Av. Ivo Silveira
Av. Juscelino Kubitschek
Av. Jorge Lacerda
Av. Dep. Antonio Edu Vieira
Av. Eng. Max de Souza
Av. Fúlvio Aducci
Av. Santos Saraiva
Av. dos Búzios
Av. Luiz Boiteux Piazza
Rua Almirante Lamego
Rua Bocaiuva
Rua Frei Caneca
Rua Rui Barbosa
Rua Delminda Silveira
Rua Lauro Linhares
Rua Gilson da Costa Xavier
Rua Des. Pedro Silva
Rua Silva Jardim
(DC, 09/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *