Os caminhos para uma Florianópolis melhor
16/08/2012
Demolições preparam Praça Santos Dumont para revitalização
16/08/2012

Após quatro meses de discussões com mais de 60 especialistas, representantes de entidades sociais e de classe, o documento Desafios de Florianópolis – Subsídios para Eloboração do Plano de Metas (clique para baixar), do Movimento Floripa Te Quero Bem (FTQB), chega às mãos dos candidatos a prefeito, que receberam o texto na íntegra na noite desta quarta-feira (16/08). A FloripAmanhã participou do processo de elaboração do documento, que incorpora alguns projetos (veja todos) da Associação como meio para enfrentar os desafios da cidade, a exemplo do projeto Cidade Unesco da Gastronomia, Observatório da Gastronomia, Floripa 2030, e Plano de Ordenamento Náutico.
“Estamos na expectativa de que a Câmara aprove a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para a criação do plano de metas, pois sem a Lei sabemos que é difícil um candidato se comprometer, e esta Lei é uma forma do prefeito se comprometer com a cidade”, analisa a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker. “Esperamos agora que os vereadores façam seu papel e aprovem esta importante Lei para Florianópolis”, afirma.
O Documento
O documento do Movimento FTQB retrata as maiores necessidades nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano. Foram incluídos também mais de cem projetos já existentes na Capital e em outras cidades do país e do mundo que podem ajudar a encontrar saídas. O material visa a subsidiar o novo prefeito na construção de um plano de metas.
Os desafios refletem o que a população mais precisa, tendo como referência indicadores embasados em dados oficiais. Uma das maiores preocupações é com o crescimento demográfico acelerado.
De 2000 para 2010, o aumento de moradores foi de 23,9%, bem acima da média catarinense (16%), segundo o último Censo. Se a tendência continuar, haverá necessidade de mais investimentos em escolas, postos de saúde, habitações, segurança e mobilidade.
No site especial do FTQB , são apresentados alguns indicadores — números que retratam os problemas —, os desafios elencados e exemplos de projetos que podem ajudar a superá-los. Trazemos ainda análises de 16 especialistas, entre participantes do movimento e outros profissionais, que avançam ainda mais nos temas.
Próximos Passos
Os próximos passos do Movimento Floripa Te Quero Bem já estão definidos. Um deles é a parceria com uma universidade para a criação de um observatório com o objetivo de acompanhar os principais indicadores da cidade. Ou seja, verificar se questões das áreas abordadas pelo movimento estão melhorando ou piorando. Outra ação prevista é que o comitê consultivo do movimento permaneça em atuação, desta vez acompanhando o desempenho da nova administração pública, cobrando as promessas de governo.
Por estar promovendo um movimento pela melhor qualidade de vida, Florianópolis entrou para a Rede Social Brasileira por Cidades Sustentáveis, um braço da rede latino-americana que conta com a participação de 42 municípios.
As fases do movimento 
O começo 
• O Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida. A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em um movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e  Instituto Vilson Groh (IVG).
Objetivos 
• Elaborar um documento que aponte os problemas e projetos que são exemplo, para servir de subsídio e ajudar a administração municipal.
• O segundo objetivo é encaminhar proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para que o prefeito estabeleça um plano de metas.
Indicadores e desafios
• A consultoria Delos Associados utilizou 250 indicadores do Programa Cidades Sustentáveis e outras fontes. Com base nos dados, foram eleitos os principais problemas.
O comitê 
• Foram sete reuniões com um comitê formado por 60 representantes de entidades sociais. O grupo definiu os principais desafios em saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano.
Resultados
• O documento Desafios de Florianópolis – Subsídios para Elaboração do Plano de Metas foi entregue aos candidatos à prefeitura no dia 15 de agosto. l A proposta de emenda à Lei Orgânica para a criação do plano de metas foi aprovada numa primeira fase pela Câmara de Vereadores. O texto está em análise pela casa.
(com informações do ClicRBS)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *