Projeto para quarta ligação prevê ponte em dois níveis
23/08/2012
Zona Azul é assaltada três vezes em menos de uma semana em Florianópolis
23/08/2012

Laudo aponta animais saudáveis

Pesquisa de biólogos diz que os golfinhos e tartarugas encontrados mortos nas praias de Itajaí são vítimas de redes de pesca
A análise feita nos mais de 30 animais que chegaram às praias da região nos últimos cinco dias, entre tartarugas e golfinhos, mostrou que a maioria deles era saudável e morreu por afogamento.
A constatação sustenta a principal hipótese levantada pelos especialistas, de que os animais tenham sido vítimas das redes de pesca. Enroscados nos equipamentos, eles não conseguem subir à superfície para respirar.
– Não há outra coisa que leve um animal saudável ao afogamento, a não ser a rede – diz a bióloga Bibiana Lessa, do Museu Oceanográfico da Univali.
Ontem, pesquisadores do Projeto Tamar percorreram praias entre Barra Velha e Navegantes e encontraram mais cinco animais mortos – quatro tartarugas e uma toninha na Praia Vermelha, em Penha, e um golfinho na Praia de Itajuba, em Barra Velha. Outra tartaruga, da espécie cabeçuda, foi localizada no Saco da Fazenda, em Itajaí.
A exemplo dos animais que já haviam sido localizados nos últimos cinco dias, estes também eram saudáveis e possuíam indícios de interação com a pesca. A expectativa dos pesquisadores, agora, é descobrir que tipo de captura de peixes tem vitimado as tartarugas e golfinhos.
Aparecimento de corpos coincide com início de safra
Os especialistas estudam a possibilidade de relação com a pesca da anchova, que teve a safra iniciada este mês. Os levantamentos devem se concentrar na frota pesqueira de Florianópolis, que trabalha com a pesca artesanal.
– Ainda é cedo para afirmarmos que esta é a causa das mortes. Se for, a situação pode durar por algum tempo – diz Gustavo Stahelin, coordenador técnico do Tamar em Santa Catarina.
Pesquisadores apontam que as espécies têm hábitos diferentes: tartarugas verdes ficam mais próximas da costa, vítimas mais fáceis para a pesca costeira, e as tartarugas cabeçudas são de águas profundas, da pesca industrial.
(DC, 23/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *