Demolições preparam Praça Santos Dumont para revitalização
16/08/2012
Esgoto a céu aberto incomoda quem vai à pracinha do Loteamento Morar Bem, em São José
17/08/2012

FloripAmanhã empenhada em recuperar áreas públicas para a comunidade

Cuidar dos espaços públicos existentes e criar novos parques e praças na cidade é um dos principais objetivos da FloripAmanhã. Em reunião com o procurador-geral do município, Jaime de Souza, realizada na quinta-feira (09/08), a Associação cumpriu seu papel de articuladora entre a comunidade e o poder púbico para viabilizar a criação do Parque do Mirante, na Carvoeira, e formalizar a Praça do Poção, no Córrego Grande. Ao lado de representantes destas comunidades, a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, ouviu do procurador que a Prefeitura está dando seguimento aos processos, que envolvem desapropriações e criações de áreas de utilidade pública.
“Estamos buscando unir forças para criar novos espaços de área pública, evitar ocupações irregulares e cuidar das áreas de preservação”, resume Zena.

Parque do Mirante

Durante a reunião na procuradoria-geral do município, Jaime de Souza comprometeu-se em aglutinar despachos relacionados com o Parque do Mirante para iniciar o processo que irá permitir a criação do Parque. Deste modo, a Prefeitura deve iniciar a recuperação de uma área de preservação atualmente degradada e permitir o reassentamento de 55 famílias que ocupam parte da área irregularmente, muitas delas em situação classificado como de risco geológico.
“Hoje a área apresenta-se degradada, existem diversas erosões no solo, lixo acumulado, queimadas, habitações irregulares e as áreas públicas não são urbanizadas. é na realidade uma importante área da Cidade que precisa uma intervenção urgente do Poder Público para sanear todas essas irregularidades existentes”, avalia o presidente do Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária – CONJARDIM, Hélio Carvalho Filho.
A área projetada para o Parque é de 85.865 metros quadrados, dos quais cerca de 40% de área pública. A proposta do CONJARDIM inclui equipamentos esportivos, de lazer e culturais, com destaque para um edifício Mirante localizado no alto do Morro da Carvoeira, com auditório para a realização de shows e atividades culturais ao ar livre para em torno de 450 pessoas. “Destacamos que não existe outro equipamento similar na Cidade. O Morro da Carvoeira já se constitui como um mirante natural que será aprimorado e valorizado com a implantação do prédio do Mirante, favorecendo uma visão verdadeiramente de 360 graus da paisagem”, afirma Hélio. “O Parque trás uma concepção de sustentabilidade com a proposta de produzir energia eólica, utilizar água extraída de fonte existente no próprio Parque e fazer o reuso da água, além de promover a recuperação de boa parte da cobertura vegetal original”, conclui o presidente do CONJARDIM.

Praça do Poção

A localidade que deve ser desapropriada pela Prefeitura já é usada pela comunidade como a Praça do Poção há mais de 20 anos. Na reunião do dia 09/08, com a Procuradoria-geral do Município, representantes da comunidade levaram documentos ao procurador, que afirmou vai propor Decreto para tornar a área de utilidade pública.
“Além de ser o coração da comunidade, é a única área disponível para dotar a comunidade de espaço de lazer”, afirma Rosângela Mirela Campos, Coordenadora do Fórum da Bacia do Itacorubi, juntamente com Hélio Carvalho Filho.
De acordo com Rosângela, nas leituras comunitárias, aprovadas em 2008, por ocasião das discussões do Plano Diretor Participativo, esta área foi reservada como ACI (Área Comunitária Institucional) para implantação de uma Creche, da quadra coberta e da Praça do Poção. No novo Plano Diretor que está em discussão, esta área e da Fazendinha do Córrego Grande foram consideradas como área prioritária para Operação Urbana Consorciada, OUC-7.
“Esta área tem uma função estratégia para o desenvolvimento do Parque Linear do Córrego Grande”, acrescenta Rosângela. “Por estar ao lado da entrada da trilha do poção, esta área é o único local disponível para instalação de equipamentos públicos como bicicletário, banheiro e espaço de estacionamento, que dariam sustentação ao acesso à “Cachoeira do Poção”, parte integrante do Parque Linear, onde a área está mapeada como área adjacente, isto é, área de apoio ao Parque”, conclui a coordenadora do Fórum da Bacia do Itacorubi, que congrega 11 entidade comunitárias da Bacia do Itacorubi, entre as quais a AMOSC (Associação de Moradores do Sertão do Córrego Grande ) e o CCCG (Conselho Comunitário do Córrego Grande).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Marcelo Maia Sobral disse:

    Caros, parabéns pela iniciativa. E sugiro como próximos espaços públicos a Lagoa do Peri, cujo parque está um tanto abandonado. O estado da sede até está razoável, porém o restante do parque se encontra largado. Com isso vem ocorrendo invasões (ver casas sendo construídas no caminho da Gurita e adjacências), lixo e fogueiras na beira da lagoa, pesca com rede e mesmo esgoto (novamente, ver ocupação próxima à entrada da trilha da Gurita, e também do outro lado da lagoa, ao lado do convento). A Lagoa do Peri é uma linda e estratégica área de conservação, e pode ser muito melhor usufruida se for melhor cuidada.

  2. Olá Zena
    Parabens pelas propostas de mais áreas de lazer em Florianopolis, propostas que estao sendo encaminhadas por voces! Nós aqui de Coqueiros sabemos da importancia dos espaços ao ar livre pois o nosso Parque de Coqueiros é utilizado por moradores de toda cidade de Florianopolis e nao somente aqui do bairro.
    Gostariamos de viabilizar tambem a praça na Ponta Jose Francisco e estamos a disposiçao para o apoio e os esclarecimentos necessarios para concretizar uma ampliaçao do parque.
    abraços
    Beatriz

  3. Bom dia.
    Parabéns pela iniciativa dos novos projetos. Moro na Trindade a quase 15 anos, onde existe um espaço logo após o Corpo de Bombeiros atrás do condominio Itambé, Verde Mar, Curiôdromo da Ilha que esta a anos parado. Uma pista de skate foi construida junto ao campo de futebol onde é bem utilizado pela comunidade. Mas o espaço poderia ser melhor aproveitado. Uma revitalização e novas obras como a construção de um parquinho para crianças, aparelhos como o que existe na frente do posto da policia militar na Av. Madre Benvetuna, seria de bom aproveitamento para os idosos e afins. Bancos, arborização, bicicletário, entre outras obras.
    Com certeza temos muitas opções para fazer com que a cidade seja mais atraente e que possamos sair da sazonalidade que atinge uma grande maioria.
    Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *