Florianópolis terá primeira usina solar de Santa Catarina
24/08/2012
Agenda de 27 de agosto a 02 de setembro de 2012
24/08/2012

Começa amanhã na ESAG/UDESC evento que debate gestão de espaços urbanos

Acadêmicos, técnicos e gestores públicos se reúnem para discutir desenvolvimento, onze anos após o Estatuto das Cidades
Começa amanhã o 1º Seminário Regional Gestão de Espaços Urbanos: Cidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Geurbe), promovido pela ESAG/UDESC, em Florianópolis. A programação no primeiro dia (sexta-feira 24) inclui conferências e mesas redondas com convidados de projeção municipal a nacional, de manhã até a noite, e apresentação de trabalhos e posters na parte da tarde. O evento será realizado no auditório da ESAG, no campus da UDESC, no bairro Itacorubi, com início marcado para as 9h. No sábado está agendada uma visita técnica.
A parte da manhã tem dois debates previstos. A conferência de abertura, com o tema Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Territorial Sustentável, é composta por dois professores doutores: o arquiteto-urbanista Murad Jorge Vaz, que falará sobre o espaço público na cidade contemporânea, e o engenheiro ambiental Carlyle Torres de Menezes, abordando o desenvolvimento territorial sustentável nas cidades da APA da Baleia Franca. A moderação será feira pela professora Deisiane Delfino, coordenadora geral do Geurbe.
Em seguida, a primeira mesa redonda do evento debate a gestão urbana no Brasil, onze anos após a promulgação do Estatuto da Cidade, com destaque para Florianópolis. O professor Elson Pereira, Phd em Geografia, abordará a gestão urbana na Capital; o coordenador do Plano Diretor Participativo de Florianópolis, Ivo Sostisso, explicará o processo de construção do PDP; e o Gerente Executivo do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Anderson Giovani da Silva, falará sobre o Movimento Floripa Te Quero Bem. O moderador será o professor Valério Turnes e o início está previsto para 10h45.
Na parte da tarde, a região de Florianópolis volta a ser destaque na segunda mesa redonda, a partir das 17h. O presidente da Fundação do Meio Ambiente (FATMA/SC), Murilo Flores, abordará os desafios e conflitos da gestão urbana e ambiental; o biólogo Ricardo Castelli Vieira, Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes (ICMBio) em Santa Catarina, falará sobre a gestão das Unidades de Conservação Federais na região da Grande Florianópolis e os impactos da urbanização. A moderação será feita pela professora Melissa Ely Melo.
A conferência de encerramento do evento, prevista para as 18h45, terá a presença do Prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, apresentando o Plano Blumenau 2050; e do diretor de Desenvolvimento Institucional do Ministério das Cidades e Secretário Executivo do Conselho das Cidades, Carlos Vieira, abordando os rumos do desenvolvimento das cidades. O moderador será o Diretor Geral da ESAG/UDESC, professor Mario César Barreto Moraes.
O evento marca os onze anos da promulgação do Estatuto da Cidade – Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, que visa regulamentar a política urbana em todo o país, tendo como princípios o planejamento participativo e a função social da propriedade. Uma ação do projeto de Ensino “Comunidades e Práticas” da ESAG/UDESC, o Geurbe busca “levar da sala de aula para a sociedade discussões fundamentais para o bem-estar social”, segundo a coordenadora do projeto e membro da comissão organizadora, professora Ivoneti da Silva Ramos. A coordenadora geral Deisiane Delfino ressalta que a presença de gestores públicos nas mesas de debate, sobretudo do Ministério das Cidades, “o que denota a importância desse que é o primeiro seminário do gênero organizado pela Udesc”.
A relação completa de conferências, trabalhos e debates do 1º Seminário Regional Gestão de Espaços Urbanos está disponível no site: www.geurbe2012.blogspot.com.br/p/programacao.html.
Mais informações através do e-mail geurbesag@gmail.com ou pelo telefone (48) 3321-8212.
(ESAG, 23/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *