Porque Florianópolis é destaque na Saúde
26/07/2012
Divisão de opiniões na audiência pública que trata de hotel na Ponta do Coral, em Florianópolis
26/07/2012

Hospital do Câncer de SC é inaugurado em Florianópolis e deve realizar até seis mil atendimentos por mês

Com previsão de funcionar 24h a partir de segunda-feira, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), conhecido como Hospital do Câncer de Santa Catarina. O centro cirúrgico é de pequeno porte e conta com uma unidade de internação com 36 leitos. Os novos serviços passarão a funcionar na próxima semana e são destinados aos pacientes que têm cadastro no Cepon. A capacidade de atendimento aumentará de três para seis mil ao mês.
Com uma área construída de 13 mil metros quadrados — equivalente a duas praças XV de Novembro — o Cepon é o único centro para tratamento de câncer público do Estado.
A diretora geral, Maria Teresa Schoeller, explica que os investimentos foram distribuídos em três etapas. Nesta quinta-feira, se entregou a segunda.
— Em 2005 passou a funcionar o ambulatório e a radioterapia, a partir de segunda-feira passa a funcionar o centro cirúrgico ambulatorial ( para pequenos procedimentos como colocação de cateter e biopsias), os 36 leitos e um pronto-atendimento. Para a terceira e última etapa ainda não temos prazo para entrega e envolve o centro cirúrgico de grande porte e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — explica.
Tempo de espera não muda
Com a inauguração desta segunda etapa, o Cepon passará a realizar uma média de seis mil atendimentos por mês. O tempo de espera para tratamento continua o mesmo, 21 dias. A diferença é que ele passa atender 24 horas por dia e os pacientes não precisarão mais fazer sair do Cepon para fazer pequenas cirurgias.
A diretora geral diz que, mesmo de pequeno porte, a sala cirúrgica vai agilizar o tratamento dos pacientes com câncer que poderão ter um acompanhamento melhor da doença.
— As biopsias permitem que o médico saiba, de forma rápida, como o câncer está evoluindo e diante disso atender com mais eficiência — explica.
(DC, 26/07/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *