Custo de vida na Capital acumula alta no primeiro semestre
09/07/2012
Resultado do Floribike sai na próxima semana
09/07/2012

Compostagem produzida pela Revolução dos Baldinhos é removida durante limpeza de terreno em Florianópolis

Os voluntários que trabalham no projeto Revolução dos Baldinhos na comunidade Chico Mendes, na região continental de Florianópolis, foram pegos de surpresa, nesta sexta-feira, por máquinas que limpavam o terreno usado para fazer a compostagem. De acordo com a assessoria da ONG Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), que desenvolve o projeto, eles não teriam sido avisados de que o material também seria recolhido na limpeza.
O terreno usado pelo projeto é da Companhia de Habitação (Cohab) de Santa Catarina e, há um ano, era usado pela ONG para o desenvolvimento do projeto que recolhe baldes com lixo orgânico para transformar em adubo pelas ruas das comunidades Chico Mendes e Novo Horizonte.
Segundo a Cepagro, a ONG tem um terreno ao lado do que está sendo usado atualmente e que, gostaria que a compostagem fosse removida para lá e não para um terreno em Palhoça, como teria sido orientado à empresa responsável pela limpeza. Um termo autorizando uso do terreno deve ser entregue pela ONG para que, ao retomar o trabalho neste sábado, a empresa leve a compostagem para lá.
O projeto Revolução do Baldinhos recolhe 15 toneladas de resíduo orgânico por mês e, no terreno, está o material recolhido há um ano: cerca de 180 toneladas que deveriam gerar 60 toneladas de adubo orgânico.
Por meio da assessoria de comunicação, a Cohab explicou que foi notificada pela prefeitura para que providenciasse a limpeza do terreno. A notificação foi enviada em maio e, depois da licitação que escolheu a empresa, a limpeza começou no último dia três.
Ainda de acordo com a Cohab, o terreno não foi cedido para a ONG e, por isso, não houve nenhum comunicado informado sobre a limpeza. Segundo a ONG, de fato o termo não foi cedido. A associação dos moradores do Monte Cristo havia doado um terreno para o trabalho, mas quando a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) foi limpá-lo, limpou o terreno da Cohab. Por isso, o projeto foi desenvolvido ali.
(DC, 06/07/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *