Governador de SC apresenta as 12 propostas para a nova travessia Ilha-Continente
30/07/2012
Professor de Universidade de Tecnologia da Holanda realiza palestra gratuita sobre aumento do nível do mar nesta quarta-feira
31/07/2012

Antunes Severo, o menino do arroio Itapevi: Jornalista Ana Lavratti lança nesta quinta, dia 2, a biografia de um dos maiores nomes da comunicação no Sul do país

Com uma carreira tão longa quanto versátil, o radialista, publicitário, professor, executivo e empresário Antunes Severo terá sua trajetória registrada a partir desta quinta-feira, 2 de agosto. Escrita pela jornalista Ana Lavratti, a biografia deste pioneiro da comunicação será lançada às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Com pocket show da banda Stagium 10 e músicos convidados, a noite de autógrafos do livro “Antunes Severo, o menino do arroio Itapevi” poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, através dos sites www.antunessevero.com.br e www.carosouvintes.org.br

Editada pela Insular, a obra resgata em 156 páginas os momentos mais marcantes na vida desse “guru” da comunicação, que completa 80 anos justamente na data de lançamento. Com atuação em inúmeras rádios, Antunes Severo, entre outros reconhecimentos, foi escolhido o Melhor Animador do Rádio do Paraná, em 1956, e novamente em Santa Catarina, no ano seguinte. Foi em Florianópolis, inclusive, que o radialista gaúcho passou a conciliar as carreiras dentro e fora do estúdio, participando da implantação de empresas e entidades de grande expressão, como a ADVB, onde foi presidente interino até a realização do primeiro pleito, a agência Propague, que agora assina a campanha do livro, e a Associação Catarinense de Imprensa, que fará o lançamento da biografia em várias regiões do Estado.

A jornalista Sonia Bridi, escritora e repórter da TV Globo, assina o prefácio do livro, que também tem apresentações do jornalista Moacir Pereira, do publicitário Roberto Costa, e do professor e doutor em Ciências da Comunicação, Eduardo Meditsch. Colega de faculdade de autora e de trabalho do personagem, Sonia Bridi destaca a mensagem inspiradora deixada por essa história: “A soma das décadas acompanhando a vida do menino de Itapevi deixa aquela convicção de que não há predestinados: há os lutadores, que se impõem desafios maiores que eles mesmos, e que, ao vencê-los, premiam a todos nós”.

Nascido no interior do Rio Grande do Sul, em uma família de poucos recursos, Antunes Severo desbravou desde cedo os meandros das dificuldades sociais: ficou órfão antes mesmo de conhecer o pai, viveu de favor na casa de parentes, fez trabalhos forçados para ajudar na renda da família, cresceu sem estudo, sem cidadania, sem ao menos um documento que o identificasse. Mas nenhum obstáculo, econômico ou social, era maior do que seu sonho de trabalhar na rádio… onde conquistou o sucesso, conviveu com ícones da comunicação catarinense, como os irmãos Zigelli, e conheceu a esposa, Nivalda Jacques, com quem vive há 54 anos.

“Eu sou alguém que tinha tudo para dar errado e ainda assim deu certo, e é por isso que tive a coragem de compartilhar a minha história, na esperança de que ela convença um leitor desanimado a não abrir mão do seu sonho e da sua vocação”, resume o personagem da biografia, com a experiência e o respaldo de quem chegou a Coordenador da pós-graduação na ESAG/UDESC, gerente executivo na implantação da RBS TV em Santa Catarina e Secretário de Estado da Comunicação no Governo Pedro Ivo. “Em todo esse convívio e trabalho de pesquisa, o que mais me impressionou não foi a soma do que o profissional Antunes Severo fez em 60 anos de carreira, mas o quanto continua fazendo, como editor do Instituto Caros Ouvintes, como diretor da ONG FloripAmanhã, como escritor e mentor de inúmeros projetos”, observa a autora, Ana Lavratti.

A AUTORA:

Graduada em Comunicação Social pela UFSC, Ana Lavratti acumula experiência na mídia impressa, eletrônica e em comunicação institucional. Em mais de 20 anos de profissão, foi editora de cultura no Diário Catarinense, apresentadora do Jornal da TVBV e correspondente da BAND em Santa Catarina, tendo realizado de reportagens na Europa a coberturas ao vivo em várias cidades.

Em 2002, escreveu o livro “Seus Olhos – Depoimentos de quem não vê como você nunca viu”, com prefácio de Mario Prata. A renda da primeira edição, com 5 mil exemplares, foi integralmente revertida para a Associação Catarinense para Integração do Cego.

O EVENTO:

A solenidade de lançamento do livro “Antunes Severo, o menino do arroio Itapevi”, acontece na quinta-feira, 2 de agosto, das 19h às 21h45min no Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, em Florianópolis.

O livro estará à venda pelo preço promocional de R$ 20,00 e além de participar da sessão de autógrafos os convidados serão premiados com um pocket show da banda Stagium 10.

As empresas e entidades que viabilizaram o lançamento da obra são: Editora Insular, Instituto Caros Ouvintes, Associação Catarinense de Imprensa, Koerich, Agência Propague, Acontecendo Aqui, Central de Comunicação, Cervejaria Colônia, Decisão Propaganda, HQZCom, Informação by Ana Lavratti, FotoArte, FrutaFlor, Neto Eventos, PrimerTV, Silvio Loddi Comunicações, Stagium 10 e Vitor Gnecco Produção de Vídeos.

O evento de lançamento terá transmissão ao vivo pela internet, podendo ser acompanhado pelos sites: www.carosouvintes.org.br e www.antunessevero.com.br.

A partir de sexta-feira, dia 3, o livro poderá ser encomendado pelo site da editora, no www.insular.com.br, ou adquirido nas lojas da livraria Livros & Livros (Rua Jerônimo Coelho, 215 – Centro; Centro de Cultura e Eventos da UFSC; e no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, também na UFSC, em Florianópolis).

(Assessoria de Comunicação Ana Lavratti)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *