Cursinho pré-vestibular da UFSC está garantido
18/06/2012
Estudantes fazem manifestação em frente ao Ticen e pedem reunião com o prefeito de Florianópolis
18/06/2012

Projetos sociais de SC serão apresentados na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro

Personagens do folclore mané chegarão ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para participarem da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Cúpula dos Povos. O convite para integrantes do projeto Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa, de Florianópolis, integrarem o evento que acontece paralelamente à Rio+20 foi feito pelo próprio Ministério da Cultura.
Junto com o Boi-de-Mamão, serão apresentados trabalhos de outro projeto social de Florianópolis, o Caeira 21, que promove oficinas na Caeira do Saco dos Limões, além de iniciativas de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de todo o país. As participações se somarão aos encontros de autoridades do Estado e do mundo até o final da Rio+20, no próximo dia 22.
Para marcar a viagem da comitiva de Florianópolis rumo ao Rio de Janeiro, foi realizada uma apresentação do Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa, em uma festa junina da comunidade.
O projeto, que ensina e estimula a cultura regional, foi reconhecido este ano como Pontinho de Cultura pelo governo federal, titulação que prevê uma verba de R$ 30 mil, com o intuito de promover a manutenção da cultura popular.
A participação dos projetos na Rio+20 tem como objetivo apresentar as ações em todo o país e discutir alternativas para se estender medidas que preservem a cultura, atraindo públicos de todas as faixas etárias e em diferentes realidades sociais.
A participação de 42 jovens e adultos da Capital catarinense em uma Conferência Mundial orgulha a coordenadora dos projetos Boi-de-Mamão e Caeira 21, Graça Carneiro.
– A importância maior de um evento como esse é proporcionar o conhecimento do Brasil, das nossas necessidades e conhecer o que se faz de bom. É o momento em que o mundo inteiro está voltado pra discussão do fizemos e do que vamos fazer. Como educador e cidadão, é muito bom poder participar e fazer a nossa parte – ressalta.
Entre as manifestações catarinenses está também o painel gigante produzido pelos alunos da Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, de Joinville. O painel de cem metros quadrados, que desde a última sexta-feira ocupa um paredão da Cúpula dos Povos, é resultado de dois meses de trabalho dos estudantes, sob a orientação do artista plástico e ambientalista Paulo Lindner.
Autoridades de SC também compõem a agenda
Nesta segunda-feira, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, marca o início da participação de autoridades catarinenses na Rio+20. Ele deve formalizar a participação de SC na Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, canal para a discussão sobre iniciativas no setor.
Na terça-feira, o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, apresenta, na Cúpula Mundial dos Estados e Regiões, a nova política de gestão ambiental, o programa Santa Catarina – Terra Sustentável, valorizando a certificação dos produtos com base em origem e em forma de produção.
Na quarta-feira, o governador Raimundo Colombo participa de solenidade em que devem participar cerca de 170 chefes de Estado. O prefeito Carlito Merss, de Joinville, também deve integrar o evento, juntamente com os prefeitos de Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro.
(DC, 17/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *