Professor do Instituto Ambiental do Paraná faz palestra no GIRS
14/06/2012
FloripAmanhã e CAÁ Ambiental apresentam Programa Água e Educação na RIO+20
14/06/2012

Revitalização da Praça Santos Dumont aguarda decisão judicial

A FloripAmanhã, através do Programa Adote uma Praça, em parceria com a Floram, está empenhada em agilizar a Revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade, um anseio antigo da comunidade. Apesar de o estabelecimento comercial situado na Praça ter parado de funcionar e demolido parcialmente suas instalações, o início das obras de Revitalização depende de despacho do Juiz da 3º Vara da Fazenda Pública concluindo a ação do Ministério Público de Santa Catarina que visa acabar com a irregular ocupação de um espaço público pela iniciativa privada e devolver o espaço para uso comunitário.

“A FloripAmanhã inclusive já possui um adotante disposto a viabilizar o projeto de Revitalização, mas as obras não podem começar enquanto não sair esta decisão judicial”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker. O projeto de Revitalização (clique na imagem acima para ver ampliado) foi criado pelo Curso de Arquitetura da UFSC, com a participação de estudantes e professores. “Hoje a Praça está abandonada, e a revitalização vai trazer a comunidade de volta para o espaço público, como já aconteceu na Praça Celso Ramos”, conta Zena.
A FloripAmanhã coordena o projeto de Revitalização da Praça Santos Dumont, atuando em conjunto com a Prefeitura Municipal (Secretaria de Obras, Floram, IPUF, Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Associação dos Moradores do Bairro Trindade (AMBaTri), Conseg Trindade, Igreja Matriz da Trindade, UFSC – Departamento de Arquitetura, Polícia Militar, Ministério Público de Santa Catarina e Construtora GPinheiro.
Segundo a ação civil pública em andamento promovida pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital – MPSC, “As familias trindadenses, especialmente crianças e idosos, não podem contar com aquele espaço, seja para uma caminhada, brincadeira, ou mera contemplação do lugar e pessoas, pois não há equipamentos urbanos mínimos, que indiquem o cuidado dos órgãos públicos, tanto na manutenção e poda das especiais vegetais, quanto de bancos, passeios, etc. Este estado de abandono favorece a ocupação da praça pública pelos comerciantes e usuários de drogas, tornando o local totalmente inseguro.”
De acordo com Élzio do Espírito Santo, da AMBaTri, o denominado Movimento Pró-Revitalização da Praça Santos Dumont e Entorno, sob a coordenação da FloripAmanhã, é uma experiência de PPPC – PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA-COMUNITÁRIA. “A situação da Praça não agrada a quem mora na vizinhança e também quem tem comércio e transita na área, mas estamos trabalhando na PPPC e próximos de uma solução favorável a todos”, afirma.

Adote uma Praça

O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007 através de parceria com a Floram com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de Novembro, Largo da Alfândega, entre outras. Dos 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, 98 foram adotados através do “Adote uma Praça” (dados de abril 2012), representando economia para o poder público e benefícios para a população.
Para adotar um espaço público, o munícipe pode entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO, abrindo um processo para o pedido.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Élzio do Espírito Santo Oliveira disse:

    Podemos dizer que, na fase atual, o projeto da revitalização da Praça Santos Dumont e Entorno (Trindade), está em andamento independente da decisão judicial.
    Já foi elaborado um Projeto Conceitual (Levantamento e Diagnóstico Preliminar), por bolsistas vinculados ao Projeto de Extensão, aprovado pelo Depto. de Arq e Urbanismo da UFSC. Está sendo desenvolvido o anteprojeto paisagístico, contando com a contribuição dos parceiros envolvidos (nominados na notícia acima). A fase seguinte, desenvolvimento do projeto executivo e execução. Nesta fase, da execução, é que´será prejudicada se não houver uma definição sobre a demolição das instalações, como requerido pelo Ministério Público junto a 3ª Vara da Fazenda Pública. Neste sentido, o Movimento Pró-Revitalização da Praça Santos Dumont e Entorno, está trabalhando junto aos órgãos da PMF e da Justiça, buscando esta definição. Há elementos nos autos e documentos da PMF que indicam que não haverá prejuízo para que se alcance o objetivo.
    AMBaTri – Deptº de Apoio Institucional

  2. Venho por meio desta oferecer minha contribuição, tendo em vista ajudar e revitalizar o ponto de táxi daquela praça, para dar melhor condições de trabalho aos taxistas q ali prestam seu serviço de utilidade pública a comunidade e arredores, sendo um franqueado da empresa q comercializa a publicidade nos táxis em SC, podendo inclusive através de meus clientes convencê-los a engajar nessa campanha e ser um adotante do projeto.
    Estamos à disposição,
    Att.
    Marcos Del Poente
    Cartaxi – SC
    48 9973-3313

  3. Vera Lúcia Faria Caldeira de Andrada disse:

    Parabéns ao Floripa Amanhã por mais uma praça a ser recuperada e devolvida à comunidade. Parabéns a todos que se empenharam em especial a pessoa de Zena Becker e do Frei Cássio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *