Chuvas: Defesa Civil Municipal de Florianópolis está em alerta
04/06/2012
Fiesc lança plano de sustentabilidade industrial
04/06/2012

Prefeitura aumenta a cobertura vegetal na cidade

(Artigo do Engenheiro Alcides Abreu, PMF, 01/06/2012)
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da FLORAM, está aumentando a Cobertura Vegetal do município com ajuda de você – pessoa física e jurídica.
Florianópolis tem uma área de 438,5km², incluindo os últimos aterros, com uma cobertura vegetal (incluindo os logradouros públicos: ruas, praças, canteiros, rótulas, largos) variando entre os intervalos de 38,5% até 41,27%.
Consequentemente, faz com que a área urbanizada (edificações, estradas) varie entre os intervalos de 61,5% até 58,73%, respectivamente, conforme o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e nossos estudos/dados técnicos (aplicativo de geoprocessamento SPRING).
Em outra classificação, o Índice de Área Verde em Florianópolis é de 57%, incluindo os logradouros públicos, assim distribuídos:
50% (Floresta em Regeneração/Capoeirões, incluindo Dunas e Restingas);
4% (Manguezais); e
3% (Florestas Primárias, Ombrófila Densa e Pluvial).
Este Patrimônio Verde (biomassa vegetal presente e distribuída pela cidade) é um legado construído por todas as gerações e vem acumulando valor – histórico, paisagístico, ambiental e cultural, através dos anos, sendo a árvore o elemento principal, capaz de propiciar a todos o direito de usufruí-la e o dever de preservá-la.
Cabe salientar que a manutenção do Patrimônio Verde é feita por intermédio de ações de podas, corte, capina, roçada, adubação e plantio dos vegetais (arbustivas, sub arbóreos e arbóreos), mediante o estabelecimento de parcerias estratégicas com as Intendências, COMCAP e Corpo de Bombeiros.
Verdadeiramente, estamos todos os dias, na labuta para aumentar ainda mais este percentual de cobertura vegetal e contamos com você – munícipe.
Inúmeros projetos e programas de Arborizações e Educação Ambiental são desenvolvidos na FLORAM, dentre eles, destacamos 05 (cinco):
1) Projetos de Educação Ambiental – Atendimento ao Município de Florianópolis através de 12 Projetos de Educação Ambiental, com objetivo de conscientizar a população para a importância do Meio Ambiente (Floram Vai a Escola, Ação Escola, Educação Ambiental nas Unidades de Conservação; Educação Ambiental no Parque Ecológico Córrego Grande, Educação Ambiental no CETReS da COMCAP, Integração Comunitária, Ajardinamento e Arborização das Escolas, Oficina de Papel Artesanal, Oficina de Papietagem, Oficina de Sabão, Chico e Benta vão Pescar e Educação Ambiental na Estação de Tratamento de Água e na Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN).
2) Projeto “Floripa Verde e Florida” – Propicia a transformação da cidade através do plantio de espécies de relevância ornamental e ecológica, com a utilização de estacas (tutores arbóreos), pintadas com tinta acrílica branca para dar visibilidade noturna e garantir o desenvolvimento saudável dos espécimes.
3) Programa “Termo de Compromisso de Responsabilidade e Ajuste de Conduta” – Propicia o plantio de vegetais nos Logradouros Públicos mediante a Compensação Ambiental referente às Áreas Privadas. A pessoa física ou jurídica (causador de danos a interesses difusos e coletivos) assina com a FLORAM o referido Termo e faz o plantio protegendo os vegetais com grades de ferro SEM propaganda.
4) Programa “Termo de Permissão Nº 051/2009” – Propicia o plantio de vegetais nos Logradouros Públicos em conformidade com os termos da Concorrência Pública nº 213/2008 (Licitação), para a exploração publicitária dos painéis conjugados à estrutura dos protetores (grades de ferro COM propaganda), em troca do plantio e manutenção de 5 mil árvores, sem ônus para a FLORAM.
5) Programa “Adoção de Áreas Verdes Públicas” – Propicia a revitalização paisagística e a manutenção dos espaços públicos, tendo como diretriz a Lei Municipal nº 2.668/87 e o Decreto Municipal nº 106/88, a qual incentiva à adoção de logradouros públicos junto a instituições privada ou pública, em parceria com o “Floripamanhã”.
Dado o panorama, a FLORAM (período de 2005 até 2011) plantou 21.298 Árvores (acima de 2m), 336.308 herbáceas (perenes/anuais) e fez a doação de 253.831 mudas (arbóreas, arbustivas, semi-arbustivas e herbáceas) produzidas nos hortos para as comunidades (escolas, ONG, associações, filantrópicas…) realizarem o plantio.
Assim, em praticamente todo o território urbano da cidade, a Prefeitura através da FLORAM está plantando árvores, preferencialmente nativas, com intuito de aumentar a Cobertura Vegetal e ao mesmo tempo promover melhorias dos logradouros públicos (valorização do entorno e das propriedades, sombra, estabilização do micro-clima, frutificação, atração da avifauna e visibilidade), contribuindo desta forma para redução do aquecimento global, nesta Cidade Capital Catarinense.
Neste instante, faz-se eco ao que disse o então Promotor Público Estadual, hoje Procurador Alexandre Herculano Abreu: “Todos por uma FLORAM forte”.
Vamos curtir o Meio Ambiente e lutar por mais Verde e menos Poluição.
*Artigo escrito pelo Eng. Marco Aurélio Abreu (Diretor de Gestão Ambiental da FLORAM)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. ao lado de minha casa tem uma area vegetal que se nao tiver dono pode ser area de lazer para as crianças que precisam brincar ou praça com certeza sera bem vindo fica aqui a proposta que serve para o bem estar da populaçao que paga tao caro para fazer uma festa de aniverssario no centro comunitario da seta no trevo da costeira; a area vegetal fica na servidao nelso serafim pereira que em frente tem um orelhao que nao funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *