Revitalização da Praça Santos Dumont aguarda decisão judicial
14/06/2012
Agenda de 18 a 24 de junho de 2012
15/06/2012

FloripAmanhã e CAÁ Ambiental apresentam Programa Água e Educação na RIO+20

O evento sobre sustentabilidade mais importante do mundo em 2012 — a RIO+20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável — traz em sua agenda uma apresentação do Programa Água Educação Brasil, uma ação da FloripAmanhã em parceria com a Fundação norte-americana Projeto WET (Water Education for Teachers) e o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. Será no próximo dia 16, às 15h, na Arena da Barra, um dos locais dos eventos oficiais da Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Lagoa do Peri, Parque Municipal e importante fonte de água para o Sul da Ilha
“Queremos levar o Água e Educação Brasil aos profissionais que estarão compartilhando informações, problemáticas e sugestões sobre o assunto. Realmente o projeto é inovador e com resultados comprovados. O encontro será uma ótima oportunidade para conhecermos mais de perto essas propostas e mostrar o alto nível da nossa solução”, comenta Fabian Schvartzman, um dos coordenadores do Programa e responsável pela apresentação na Rio+20.
A apresentação no Rio de Janeiro será feita com atividades lúdicas presentes no livro utilizado nos cursos de formação de professores. “São propostas didáticas que abordam assuntos ambientais complexos, porém, usando jogos viram mais fáceis de entender, aplicar e multiplicar”, explica Schvartzman. “A exposição se completa com as últimas novidades do projeto e visão geral das outras atividades da FloripAmanhã, uma associação com estrutura interdisciplinar, que envolve diversos projetos, abrangendo meio ambiente, urbanismo e cultura”, completa.
De acordo com Schvartzman, além de apresentar o Programa Água e Educação e a Associação FloripAmanhã, a participação na Rio+20 favorecerá o relacionamento com outros programas de educação ambiental dos mais diversos segmentos e regiões do mundo.
Antonio Barbosa, Coordenador do Programa na FloripAmanhã, destaca que o Programa Água e Educação Brasil visa o futuro, dentro das linhas de atuação da FloripAmanhã. “Nós gerenciamos o Água e Educação Brasil como única entidade anfitriã a partir de Florianópolis, e contamos com parceiros para divulgar e capilarizar as ações em outras regiões, como é o caso da CAÁ Consultoria Ambiental no Sudeste. É gratificante para nossa entidade estar nesse grande evento e é também estimulante, como desafio, levarmos o projeto para o público do Rio+20 e indiretamente dar visibilidade ao Programa a pessoas do mundo todo”, comenta.
Para Maisa Hortal, sócia da CAÁ Consultoria Ambiental, “A metodologia desenvolvida pelo WET e apoiada pela UNESCO hoje traz para o nosso país, através do Programa Água Educação Brasil, uma abordagem lúdica e com grande potencial para atingir diferentes públicos sobre a gestão de recursos hídricos.”
O Programa Água e Educação foi criado pela Fundação Project WET em 1984. Na América Latina, tem uma sólida parceria com o Projeto Hidrológico Internacional da UNESCO, que adapta, difunde e ajuda a aplicar o Projeto em diversos países da região. No Brasil, é acolhido pela Associação FloripAmanhã desde agosto de 2011, levando cursos de educação ambiental sobre água para professores, alunos, empresas e outros multiplicadores interessados. Duas escolas municipais de Florianópolis participaram do Programa “piloto” em 2011, atendendo 240 alunos e cinco docentes.
Sobre a CAÁ Ambiental, parceira do Programa Água e Educação no Sudeste do Brasil
A CAÁ Consultoria Ambiental, através de equipe multidisciplinar, oferece serviços ambientais direcionados a adequação legal, recuperação, gestão do meio ambiente e capacitação. Nossa missão é “Usar a criatividade, eficiência e transparência para viabilizar e multiplicar os valores e serviços ambientais”.

Curta a página do Programa Água e Educação no Facebook – http://www.facebook.com/aguaeducacao.

(Republicado por PortaldaIlha, 12/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. itacir do livramento disse:

    fico triste com o desmatamento da nossa cidade, eu morei no saco grande a 10 anos atras ande o morro era todo mata nativa, eu voltei agora la ,ate onde tinha cachoeiro já secou vamos lutar pela fiscalisação decente, e um corrego que tem e esgoto puro ,a preservação da agua é o que tem de mais inportante na nossa vida,toda a ilha tem agua boa mais se não cuida vai acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *