Plano Diretor: Arquitetos conhecem projeto que definirá como Florianópolis poderá crescer
06/06/2012
Agenda de 11 a 17 de junho de 2012
06/06/2012

Eletrosul apresenta solução brasileira para o lixo eletrônico

A Eletrosul Centrais Elétricas apresenta nesta quarta-feira (06), às 14 horas, em sua Sede, na cidade de Florianópolis (SC), a Máquina Descontaminadora de Tubos de Imagem CRT, utilizada no processo de reciclagem de resíduos de aparelhos eletroeletrônicos. Com tecnologia pioneira no Brasil, a máquina foi desenvolvida pela Associação Metarreciclagem ao longo de três anos, com a participação de profissionais de mecânica, elétrica e pneumática e patrocínio da Eletrosul no valor de R$ 21 mil.
Em lixões e aterros sanitários, o descarte de televisões e computadores representa um grande perigo. Os catadores retiram os materiais economicamente viáveis, como cobre e o alumínio, e abandonam os tubos de imagem CRT, que contêm grande quantidade de chumbo e fósforo. Com o aumento da temperatura, o vidro pode se romper e liberar substâncias químicas, intoxicando o ambiente e as pessoas. A máquina descontaminadora chega para solucionar o problema, uma vez que a carcaça eletrônica pode ser encaminhada para reciclagem, em processos que envolvem a separação dos vidros frontal e traseiro, quebra dos vidros e sucção do pó de fósforo. Os resíduos oriundos deste procedimento ganham valor de mercado e geram renda superior a R$ 22 mil. Ao processar 4.400 tubos de imagem por mês, a máquina evita que 11 toneladas de chumbo e 15 quilos de fósforo sejam lançados na natureza.
Serviço – O lançamento da máquina descontaminadora de tubos CRT será realizado juntamente com o “Painel Desafios e Limites da Coleta Seletiva e Reciclagem”, durante a Semana do Meio Ambiente na Eletrosul, localizada à Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999- Pantanal

(Eletrosul, 05/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *