Clipping

Eletrosul apresenta solução brasileira para o lixo eletrônico




A Eletrosul Centrais Elétricas apresenta nesta quarta-feira (06), às 14 horas, em sua Sede, na cidade de Florianópolis (SC), a Máquina Descontaminadora de Tubos de Imagem CRT, utilizada no processo de reciclagem de resíduos de aparelhos eletroeletrônicos. Com tecnologia pioneira no Brasil, a máquina foi desenvolvida pela Associação Metarreciclagem ao longo de três anos, com a participação de profissionais de mecânica, elétrica e pneumática e patrocínio da Eletrosul no valor de R$ 21 mil.

Em lixões e aterros sanitários, o descarte de televisões e computadores representa um grande perigo. Os catadores retiram os materiais economicamente viáveis, como cobre e o alumínio, e abandonam os tubos de imagem CRT, que contêm grande quantidade de chumbo e fósforo. Com o aumento da temperatura, o vidro pode se romper e liberar substâncias químicas, intoxicando o ambiente e as pessoas. A máquina descontaminadora chega para solucionar o problema, uma vez que a carcaça eletrônica pode ser encaminhada para reciclagem, em processos que envolvem a separação dos vidros frontal e traseiro, quebra dos vidros e sucção do pó de fósforo. Os resíduos oriundos deste procedimento ganham valor de mercado e geram renda superior a R$ 22 mil. Ao processar 4.400 tubos de imagem por mês, a máquina evita que 11 toneladas de chumbo e 15 quilos de fósforo sejam lançados na natureza.

Serviço - O lançamento da máquina descontaminadora de tubos CRT será realizado juntamente com o “Painel Desafios e Limites da Coleta Seletiva e Reciclagem”, durante a Semana do Meio Ambiente na Eletrosul, localizada à Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999- Pantanal

(Eletrosul, 05/06/2012)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.