Agenda de 11 a 17 de junho de 2012
06/06/2012
Árvore de 40 anos é derrubada para dar lugar a estacionamento
11/06/2012

Cidades inteligentes são cidades sustentáveis

Em Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Carlos Leite mostra como é possível promover uma evolução da vida urbana, respeitando o meio ambiente
“As cidades são o maior artefato já criado pelo homem. Sempre foram objetos de desejos, desafios, oportunidades e sonhos.” É com essas palavras que Carlos Leite abre sua mais nova obra: Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Bookman, 2012) – o primeiro legado a ser lançado no Brasil sobre desenvolvimento sustentável.  No livro, o autor, entusiasta do urbanismo, se dedicou a mostrar os caminhos para o planejamento urbano e a indicar exemplos a serem seguidos por governantes quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
Desde 2007, o mundo presencia uma realidade nova, historicamente radical: há mais gente nas cidades do que no campo. Há cem anos, apenas 10% da população mundial vivia em cidades. Atualmente, somos mais de 50%, e até 2050 seremos mais de 75%. Por isso, Leite apresenta várias alternativas para que as metrópoles se estabeleçam como sustentáculos do planeta “Megacidades funcionam. Megacidades lideram. Megacidades se reinventam. Se elas adoecem, o planeta torna-se insustentável. No entanto, a experiência internacional – de Barcelona a Vancouver, de Nova York a Bogotá, para citar algumas das cidades mais verdes – mostra que as metrópoles se reinventam”.
A partir de estudos de casos, Carlos Leite detalha como as cidades podem se regenerar de forma criativa, para aproveitar melhor os espaços e garantir uma melhoria na qualidade de vida da população urbana. “O combate às mudanças climáticas requer a participação de bilhões de pessoas que habitam um planeta com recursos finitos e hábitos que urgem ser revistos.” E esses hábitos envolvem desde ações pontuais (como as reformas para os eventos que vão mobilizar o país – Copa do Mundo e Olimpíadas), até trabalhos a longo prazo (envolvendo maneiras de poluir menos, emitir menos gases e utilizar melhor os espaços urbanos).
Tomando como base países que estão em um patamar econômico semelhante ao do Brasil (como China e Índia), Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes detalha ações que podem garantir que, no futuro, os recursos do planeta sejam suficientes para acomodar toda a população. Afinal, a evolução das comunidades e dos ambientes urbanos nos forçam a procurar maneiras mais criativas para garantir condições de moradia, mobilidade, segurança, cultivos e governança. Com a apresentação de conceitos bem embasados em urbanismo sustentável, Leite estimula o debate sobre como encaixar evolução e sustentabilidade, criando ambientes urbanos mais saudáveis.
O assunto é tão extenso que abre espaço para debates mais profundos acerca do urbanismo e da sustentabilidade. Para isso, durante o lançamento oficial do livro (a ser realizado no próximo dia 11 de junho), Carlos Leite vai mediar a mesa redonda “Cidades (mais) Sustentáveis”, com Elisabete França (SEHAB), Raus Juste Lores (Folha de S. Paulo) e Reinaldo Bugarelli (FGV).
Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes é uma publicação da Bookman Editora. O lançamento oficial da obra será no próximo dia 11 de junho, às 19h, na Livraria da Vila.
Serviço:
Mesa redonda “Cidades (mais) Sustentáveis” / Lançamento – “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”
Data: 11/06/2012
Horário: das 19h às 22h
Local – Livraria da Vila (Lorena)
Endereço: Alameda Lorena, 167, São Paulo/SP
Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes – Bookman Editora
Autor: Carlos Leite
Páginas: 278
Preço: R$ 89,00
Sobre o Autor:
Carlos Leite é arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela FAU/USP, pós-doutor pela California Polytechnic  University em Desenvolvimento Urbano Sustentável. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante nos cursos de MBA em Gestão Ambiental, na FIA (FEA/USP), Fundação Dom Cabral e Istituto Europeo di Design. Palestrante e professor visitante em diversas instituições internacionais (Barcelona, Califórnia, Holanda, Canadá). Atua também com projetos e consultoria em Stuchi & Leite Projetos.
Sobre o Grupo A (http://www.grupoa.com.br)
O Grupo A, uma holding editorial brasileira com 30 anos de mercado, é detentora dos selos Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, Penso e Tekne. Com cerca de dois mil títulos em catálogos, é responsável pelo lançamento de, aproximadamente, 350 livros por ano, sendo 20% de autores nacionais. Sua linha editorial está voltada para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) nas áreas de biociências, ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas. O Grupo tem parcerias com editoras internacionais e é a editora parceira dos livros de importantes Instituições Científicas Brasileiras. Este ano a empresa estabeleceu um acordo de exclusividade com a Blackboard, líder global em tecnologia para educação, que visa a distribuição dos conteúdos dos selos editoriais do Grupo por meio de plataformas e-learning para o mercado educacional. Outros negócios: Revista BMJ Brasil (versão brasileira do British Medical Journal); Revistas Pátio (voltadas para a qualificação dos professores brasileiros); Educação Corporativa – Programa de Desenvolvimento Gerencial CoachingOurselves; Portais MedicinaNET.
(Por BRSA, 06/05/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *