Centro de Convenções: o sucesso do protesto
05/06/2012
Fatma define a data da audiência pública sobre empreendimento na Ponta do Coral, em Florianópolis
05/06/2012

Artistas plásticos se únem pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e transformam lixo em arte

Olhares curiosos observam atentos as cadeiras antigas empilhadas no hall de entrada do Terminal Rita Maria. Ao lado, uma cama, um gabinete de cozinha, e um carrinho de bebe sujo, esquecido. Nas paredes do espaço, é possível encontrar bolsas velhas e, até mesmo, um tanque de lavar roupa que foi jogado no lixo e virou quadro de artista. Raízes de árvores despejadas em terrenos baldios também se transformaram em obras de arte depois de esculpidas cuidadosamente.

Esses e outros elementos inusitados fazem parte da exposição “Meio Arte, Meio Ambiente”, uma iniciativa da Acap (Associação Catarinense de Artistas Plásticos) para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5). “A ideia é conscientizar sobre o desperdício e incentivar a reciclagem. A natureza tem que ser preservada”, explicou o presidente da Acap, Moair Nereu Nunes.

Todas as obras expostas foram feitas com materiais recicláveis ou encontrados jogados em terrenos ou no lixo. A ideia levou cerca de dois meses para sair do papel. Na opinião de Nunes, as pessoas jogam fora objetos que poderiam ser restaurados. “É mais fácil se desfazer do que reutilizar. Tudo que colocamos aqui poderia ser reaproveitado depois de alguns ajustes”, contou.

Essa é a primeira vez que artistas expõem suas obras no hall do terminal. O efeito da ideia já pôde ser sentido no primeiro dia da exposição. Muitas pessoas passavam pelo local e paravam para olhar as obras.

Alexandra Oricchio, 32 anos, funcionária de uma das empresas de ônibus, viu a montagem e esperou para conferir o resultado. “Achei muito importante a iniciativa. Muitos desses materiais poderiam ser reaproveitados. As pessoas acham que é lixo mesmo, jogam fora, mas muita gente precisa”, comentou. Ela ficou impressionada com as esculturas feitas com raízes de árvores, obras de Nunes.

A exposição permanece no Rita Maria até a próxima segunda-feira, mas pode ser prorrogada. A partir de terça, crianças de escolas municipais vão conhecer a proposta, organizada por cinco artistas da Acap, e ouvir palestra sobre a importância do meio ambiente.

Floram promove Semana de Conscientização

Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) promove a Semana de Conscientização Ambiental. As atividades foram divididas em ações práticas e intervenções teóricas, envolvendo várias instituições.

Entre as ações, estão dois seminários, duas atividades monitoradas no Parque Ecológico do Córrego Grande e duas palestras em unidades educativas. Hoje, acontece o 3º Seminário de Educação Ambiental, com o tema “2012 – Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. O evento acontece no Centro Multiuso, de São José, e os participantes devem se inscrever no site http://gtearh08.blogspot.com.br ou das 8h às 9h no local do evento. O custo é de dois quilos de alimento não-perecível. Entre as palestras que serão ministradas estão: “Energia em uma era das relações sustentáveis”, apresentada por Daniel Silva do Comitê Rio+20, “Economia verde”, por Alceu Medeiros, e “Política nacional de resíduos sólidos”, por Flávia Vieira Guimarães Orofino.

PROGRAMAÇÃO

Semana de Conscientização Ambiental

Terça, 5

– 3º Seminário Regional de Educação Ambiental – Teatro do Centro Multiuso São José, das 8h às 18h

– Chico e Benta vão pescar – Tribunal de Justiça, às 16h

Quarta, 6

– 2º Festival de Rafting Estudantil – Santo Amaro da Imperatriz, às 9h

11/06

– Sensibilização ambiental no Parque Ecológico do Córrego Grande, às 9h

– Projeto Ação Escola – sensibilização ambiental – Creche Carlos Humberto, às 9h

– Projeto Ação Escola – resíduos sólidos – Creche Morro da Queimada, às 9h

– Sensibilização ambiental no Parque Córrego Grande, às 14h

12/06

– Chico e Benta vão pescar – Prainha, às 14h

12 e 13/06

– 1º Seminário da Sustentabilidade e Inclusão Social – Acic – Bairro João Paulo, das 9h às 18h

(ND. 04/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *