Reunião entre ACIF e MSC Cruzeiros do Brasil conta com grande participação do trade turístico da Capital e do poder público
27/06/2012
Primeira etapa da ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz deve custar R$ 117 milhões
27/06/2012

Albergue da Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis, vai reabrir

A reabertura do abrigo para moradores de rua da Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis, foi confirmada. Segundo o presidente da Associação do Albergue Noturno Manoel Galdino Vieira — que também é presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) —, Alaor Tissot, o espaço voltará a funcionar até 9 de julho.
O abrigo está fechado há cerca de dois anos. A informação foi antecipada pelo colunista do Diário Catarinense Moacir Pereira no domingo. Segundo Tissot, o albergue por falta de segurança, pois a PM deixou de prestar serviço no local.
Instalado há 85 anos no número 506 da Avenida Hercílio Luz, no Centro da cidade, o abrigo atendia moradores de rua e viajantes que chegavam à Capital e não tinham lugar para ficar. Com capacidade para 20 homens e 10 mulheres, o local funcionava por meio de uma parceria entre comerciantes, maçonaria e a Polícia Militar (PM).
Em 2009, a PM retirou os dois agentes que ajudavam na segurança. Agora a PM retornará ao projeto. De acordo com a assessoria de imprensa, policiais garantirão a segurança no albergue e na região, mas não no modelo antigo, com agentes fixos no abrigo.
A prefeitura ficará responsável por oferecer assistente social, psicóloga ou educador social. Atualmente a prefeitura mantém, em parceria com os governos estadual e federal e Poder Judiciário, a Casa de Apoio Social ao Morador de Rua, no Bairro Jardim Atlântico, área continental de Florianópolis.
O espaço atende apenas moradores de rua vítima de violência. A capacidade é para 30 pessoas. Além disso, há 53 convênios subfinanciados com recursos do município voltados ao atendimento da população de rua, oferecidos por várias entidades da cidade.
Na segunda-feira, o Movimento da População em Situação de Rua reivindicou à Secretaria Municipal de Assistência Social a instalação de um abrigo provisório para o inverno. A mobilização foi parar na Câmara de Vereadores que aprovou em caráter de emergência uma reunião para resolver problema. O encontro será nesta quarta-feira, às 18h30min, na Comissão de Defesa do Consumidor, e Direitos humanos da Câmara.
(DC, 26/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. marina dias disse:

    Acho ideia e iniciativa otima pra pessoas que realmente necesitam desse abrigo..Como funciona?Horarios entrada saida etc;;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *