Dilma justifica vetos ao Código Florestal alegando "contrariedade ao interesse público"
28/05/2012
Por causa da greve, prefeitura de Florianópolis monta força-tarefa para o transporte coletivo
28/05/2012

Prefeitos definem diretrizes do Transporte Coletivo Marítimo

Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 24/05, no gabinete da Prefeitura de Florianópolis, os prefeitos da Capital, de Palhoça, de São José e de Biguaçu, junto à Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter), para definir as diretrizes para a implantação do Transporte Coletivo Marítimo na região. Na ocasião, foi assinado um termo de parceria e de cooperação técnica entre as prefeituras que visa elaborar o projeto do transporte hidroviário. Um cronograma será definido, nos próximos dias, para datar as reuniões e as entregas dos projetos de cada cidade.
O prefeito Dário Elias Berger enfatizou que é a favor do projeto. “Nunca fui contrário à proposta, apenas informei que a implantação desse sistema é bastante difícil e complexa. As passagens serão superiores as do Transporte Coletivo. São muitas as variáveis que impedem a execução”, explicou o prefeito, concluindo que tal iniciativa só terá continuidade com o apoio do Governo do Estado.
A Prefeitura de Palhoça apresentou um projeto piloto denominado Transporte Marítimo Urbano, definindo os quatro terminais que ligam os mais de 25 quilômentos. São eles: Praia do Sonho, Praia de Fora, Barra do Aririú e Ponte do Imaruí. Em Florianópolis, de acordo com o secretário Gean Loureiro, foi realizado um estudo definindo a instalação do terminal marítimo atrás do CentroSul/Passarela Nego Quirido. Os municípios de São José e Biguaçu devem apresentar os projetos nos próximos dias.
Os trajetos serão realizados em menos tempo. Segundo o prefeito de Palhoça serão gastos apenas 17 minutos no percurso entre o terminal da Ponte do Imaruí ao da Capital.
De acordo com o secretário Gean, o transporte marítimo será uma alternativa segura e confortável. Ressalta ainda a assinatura do protocolo não impede que aditivos possam ser incluídos até a finalização do projeto.
Estão previstos barcos com capacidade para 40 pessoas sentadas, com ar-condicionado, TV e internet wi-fi. Terão também espaço para o transporte de bicicletas. Já os terminais, com acessibilidade universal, devem contar com salas de embarque, lanchonetes e banheiros.
(PMF, 25/05/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *