Prefeitura reforma terminal de ônibus
07/05/2012
Lei Municipal de Inovação é sancionada
08/05/2012

I Seminário de Criação e Gestão e Criação de Unidades de Conservação em Santa Catarina

É com grande motivação que o Núcleo de Educação Ambiental – NEAmb – realiza o I Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação de Santa Catarina nesta próxima 4ª-feira e 5ª-feira, dias 09 e 10 de maio no Auditório do Centro Socioeconomico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O NEAmb é a união de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de diversas áreas do conhecimento, implicados no desenvolvimento de projetos socioambientais. Este Seminário visa proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais das diferentes áreas que lidam no seu cotidiano com questões relativas às dificuldades e aos avanços na criação e gestão de Unidades de Conservação (UC).
O Brasil possui um conjunto de animais e plantas dos mais notáveis do planeta, mas essa rica biodiversidade tem sido degradada de forma dramática. Uma das formas mais reconhecidas e utilizadas para garantir a proteção dessas espécies e de ecossistemas são as UC, conhecidos como parques nacionais, estaduais ou municipais, reservas biológicas e extrativistas, entre outras categorias. As UC são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivo de conservar a biodiversidade e os outros atributos naturais neles contidos, proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.
Além de proteger os animais e as plantas, outro desafio é integrar as populações do entorno na implantação e gestão das UC. A formação de conselhos consultivos ou deliberativos para fazer a gestão das UC tem se mostrando uma tarefa difícil e que requer uma atuação em conjunto dos diversos atores sociais que estão envolvidos com a temática. A geração de renda nas UC também é um desafio a ser encarado pelos conselhos gestores e órgãos públicos.
Este seminário é uma excelente oportunidade para as instituições envolvidas com o tema possam estabelecer redes de cooperação para apoiar municípios de SC na implantação desta política pública de extrema importância na garantia da qualidade de vida da população do estado.
Programação:
Dia 09/05
19h00 Abertura
19h15 Apresentação da Programação Oficial do Evento
19h30 Panorama das UC de Santa Catarina
Dia 10/05
09h00 Abertura
09h15 Gestão da UC Marinha em Santa Catarina: REBIO do Arvoredo e APA da Baleia Franca
12h00 Intervalo para almoço
13h30 Criação da UC em Santa Catarina: a experiência do NEAmb
15h30 Criação de UC em Santa Catarina: a experiência do Coletivo UC da Ilha
16h30 A União Internacional para a Conservação da Natureza e a sua atuação no Brasil
17h30 O ICMBio e a formalização da criação de redes de cooperação entre diferentes instituições
Este evento é uma realização do NEAmb em parceria com o Coletivo UC da Ilha, FLORAM, FATMA, ICMBio, IUCN, PRAE-UFSC, e patrocínio: SESC, FEPESE, FUNJAB, e Copiadora 4 Irmãos.
Maiores informações no site do NEAmb: www.neamb.ufsc.br
Não é necessário prévio credenciamento.
(Núcleo de Educação Ambiental – NEAmb)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *