FloripAmanhã destaca importância da Lei Municipal de Inovação para desenvolvimento de Florianópolis
26/04/2012
Agenda de 30 de abril a 06 de maio de 2012
27/04/2012

Projeto do Plano de Ordenamento Náutico busca expansão para outros municípios da Grande Florianópolis

Com quase a totalidade das análises focadas no município de Florianópolis concluída, os esforços da Associação FloripAmanhã e seus parceiros no “Projeto para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico” concentram-se na ampliação da área de abrangência dos estudos para os demais municípios da Grande Florianópolis. Na próxima quinta-feira (26/04), 10h30min, haverá apresentação do Projeto no auditório do Sest Senat, no Jardim Atlântico, com a participação de representantes das prefeituras da região e associados da ACATMAR – Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins.

“É importante que os demais municípios da Grande Florianópolis busquem aderir ao Projeto, pois o mar não tem fronteiras e precisamos de um ordenamento integrado para regulamentar a preservação do ambiente costeiro e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca”, analisa a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker.

A apresentação desta quinta-feira inclui uma visão geral do que já foi feito até agora no Projeto — diagnóstico ambiental, quantificação das estruturas náuticas existentes, análise de conflitos — e dois aspectos que completam a primeira etapa: a análise de divergências e convergências do Plano proposto com políticas públicas e outros projetos relacionados, além da estruturação de diretrizes para o plano de ação, ou seja, meios para se operacionalizar a implantação do Plano de Ordenamento Náutico.

Após a conclusão desta primeira etapa, de maio a setembro serão feitas oficinas em cinco regiões de Florianópolis para apresentação dos resultados e envolvimento de lideranças para fortalecer a proposta de Plano de Ordenamento Náutico a ser encaminhada no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, lei n.7.579/09. Paralelamente, a Associação FloripAmanhã pretende conseguir os parceiros para iniciar os estudos técnicos para integração dos demais municípios da Grande Florianópolis ao Projeto.

O Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico é uma uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.

O responsável técnico pelo projeto, Alexandre Mazzer, explica que apesar da abrangência municipal, os estudos e análises do Projeto abordaram os ambientes costeiros como um todo, incluindo áreas de municípios da região da Grande Florianópolis, com vistas à facilitar a expansão do projeto para a região e habilitar o estudo à um planejamento integrado.

Serviço
Local: Sest Senat – Avenida Max Schramm, 3635 – Jardim Atlântico.
Horário: 10:30
O quê: Apresentação do Projeto de Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis e diretrizes do plano de ação.

[Republicado por Portal da Ilha, 25/04/2012]

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *