Área queimada é irrecuperável
05/04/2012
Fiscalização para coibir a farra do boi será intensificada nesta semana em SC
05/04/2012

Movimento Floripa Te Quero Bem discutiu problemas da saúde em Florianópolis nesta quarta-feira

Adequação do atendimento médico para uma população idosa e para moradores de Florianópolis, redução da mortalidade precoce causadas por acidentes de trânsito e homicídios e o fortalecimento do sistema de saúde da Capital foram os três desafios eleitos pelo Comitê Consultivo do movimento Floripa Te Quero Bem.

Quarta-feira foi o primeiro encontro temático dos membros do comitê dirigido pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunicação, Instituto Padre Vilson Groh, e Grupo RBS (Diário Catarinense) e teve como tema a saúde.

A reunião foi considerada produtiva por trazer a tona o debate de aspectos, que numa visão ampla, não estariam relacionados ao tema saúde. O técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Pereira Garcia, abordou a necessidade de olhar a saúde em dois parâmetros: o sistema de saúde, que muitos já tem conhecimento, e o setor saúde.

— O setor saúde reúne todo aspecto que culminará na saúde. Por exemplo, a educação precária reflete no agravamento de problemas de saúde.

O professor da Univesidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Valério Turnes, apresentou os estudos e indicadores usados para elaboração dos desafios. Para ele o movimento é muito importante para a consciência da população e o futuro da cidade.

Segundo ele, a filha de seis anos, desenhou o coração do Floripa Te Quero Bem, espontâneamente em uma lição de casa que sugeriu o desenho de desrespeito a natureza.

— Fiquei surpreso, como as crianças estão atentas a estas questões. Não havia mencionado o movimento com ela, mas ela já sabia, talvez tenha sido estimulada no colégio. Mas o mais importante e que a geração dela poderá ser beneficiada com as atitudes que tomarmos hoje.

Boas ações

O Guga Kuerten que motivou a criação do movimento, depois da repercussão da entrevista ao Diário Catarinense, reforçou a importância da participação de todos. Para ele não só as autoridades devem ser cobradas, como cada cidadão.

— Precisamos movimentar as pessoas no sentido de propagar boas ações. O poder público será beneficiado com este documento que estamos preparando. Mas a população tem que adotar boas práticas e então poder fazer andar para o caminho certo toda esta engrenagem.

No site do Floripa Te Quero Bem há um canal aberto para opinião. Todos podem entrar e apresentar ideias que serão analisadas e respondidas. O movimento debaterá cinco áreas distintas, e em cada reunião serão elencados três desafios para cada tema.

Ao final das reuniões o Comitê Consultivo apresentará 15 desafios. Projetos com potencial de impacto serão incluídos no documento como forma de sugestão de resolução dos desafios. O próximo encontro do comitê trará propostas para Educação. A reunião será no dia 18 de abril.

(DC,04/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *