Floripa Te Quero Bem recebe projetos voltados à educação em Florianópolis
20/04/2012
Central de monitoramento da Bacia do Itacorubi será inaugurada sexta-feira (20) em Florianópolis
20/04/2012

Ex-secretário autoriza uso de patrola sobre sítio arqueológico em Florianópolis

A professora de literatura Regina Brasil deu um exemplo de cidadania ao se jogar na manhã desta quinta-feira em frente de uma patrola para evitar a destruição de um sítio arqueológico na Rua Fúlvio Adulcci, no Bairro Estreito, parte Continental de Florianópolis.

A autorização para a intervenção no terreno foi do ex-secretário do Continente e vereador Deglaber Goulart, que assumiu ter autorizado a loja da Harley Davidson fazer a “limpeza”.

Conforme a professora, na quarta-feira ela teria visto a retirada da tela que cerca do terreno da prefeitura e foi cobrar da gerência do estabelecimento. Regina conta que teria ouvido que a loja iria utilizar a área como estacionamento

Ela passou a quarta em frente à loja e nesta quinta-feira, por volta das 8h, ao sair de casa — atrás do terreno — percebeu a patrola dentro da área pública, que conta com o sítio protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

— Hoje tive de me colocar em frente a patrola para poder impedir essa destruição, a gente chegou tarde, porque começaram de madrugada. Seguramos para que não houvesse mais prejuízos. Esse sítio arqueológico, com conchas, ostras e até restos orgânicos de humanos ou animais que serviram de alimentação, deveria servir para os nossos descendentes — critica Regina.

Procurado, o candidato Deglaber Goulart assumiu que foi ele quem teria autorizado ao dono da loja fazer a limpeza. O pedido teria ocorrido na segunda-feira, quando o político já tinha deixado o cargo de secretário, entregue na semana passada para poder concorrer nas eleições municipais.

– Fui procurado pelo dono da da Harley Davidson para fazer a limpeza porque o local estaria sendo usado por usuários de droga. Uma pessoa não pode impedir que se faça a limpeza do terreno. Ela não manda na prefeitura. Se for terreno do município, vamos limpar – afirma Deglaber, que saiu recentemente da secretaria do Continente para ser novamente candidato a vereador.

Ele também afirma que o Iphan não tem competência sobre o local:

– A competência do Iphan é cem metros de raio da Ponte Hercílio Luz – acrescenta o ex-secretário.

Chefe da fiscalização diz que limpeza é ilegal

Mas, segundo o chefe de fiscalização da secretaria do Continente, Marcelo Povoas, não se pode passar a patrola em uma área pública da prefeitura, com um sítio arqueológico, sem a autorização por escrito do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Povoas aparentava não saber que alguma pessoa ligada à prefeitura teria autorizado verbalmente.

– Recebemos a denúncia de terraplenagem na área, nosso fiscal foi no local e verificou a máquina fazendo a terraplenagem, foi solicitado ao operador a autorização e ele disse que não tinha e não quis identificar quem mandou fazer o serviço. Fomos lá porque se trata de um sítio arqueológico e vamos confirmar se é terreno da prefeitura – disse Povoas.

A direção da Harley Davidson, por meio do setor de marketing, confirmou que recebeu a autorização verbal do “secretário”, iniciou a limpeza, mas que não tinha conhecimento de que se tratava de sítio arquiológico. Segundo a empresa, não havia interesse em fazer um estacionamento, apenas deixar o espaço mais limpo, porque havia bichos peçonhentos.

Iphan pedirá esclarecimentos à prefeitura

O Iphan vai pedir esclarecimentos à prefeitura sobre a ação da patrola no sítio arqueológico. Os técnicos do órgão fizeram uma vistoria no local na manhã desta quinta-feira após uma máquina ser flagrada limpando o terreno.

Conforme o Iphan, o lugar é sítio arqueológico cadastrado desde 2003, quando foi descoberto. Houve um pedido dos técnicos para que a máquina interrompesse os trabalhos, o que foi atendido pela Prefeitura. Estiveram no local a técnica Sonia Rampazzo e a arquiteta Cintia Chamas. Elas farão um relatório que será enviado à divisão técnica do instituto.

(DC, 19/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *