Secretário da Infraestrutura apresenta projetos de mobilidade urbana
11/04/2012
Equipe do DEPEA recupera área degradada no Parque do Córrego Grande
11/04/2012

Como agir quando avistar um Jabuti no Parque do Córrego Grande

Um jabuti morreu afogado no Parque Ecológico do Córrego Grande nesta segunda-feira (09). A equipe do Departamento de Educação Ambiental desconfia de que algum visitante avistou o animal fazendo travessia pelo Parque – geralmente para desovar – e colocou-o no lago principal do Parque, como forma de ajuda ao jabuti. Porém, o réptil não nada e foi atacado pelo jacaré.

“A orientação para esse tipo de ocorrência é sempre avisar a administração do Parque para que se possa tomar providências. Apesar de o indivíduo achar que está ajudando, pode acabar prejudicando, como foi no caso do Jabuti”, explica Talita Góes, Educadora Ambiental da FLORAM.

A diferença entre jabuti, tartaruga e cágado

O jabuti é o único entre os três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra, indo apenas nos corpos d’água para se refrescar e beber água. Pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico. Possui unhas para facilitar a locomoção.

Tartaruga é todo quelônio não classificado como cágados ou jabutis. Pode ser tanto marinha como de água doce. Possui o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como faz o cágado.

O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. A diferença entre a tartaruga e o cágado é que eles possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.

(PMF, 10/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *