Seminário sobre Energias Alternativas na Ufsc
24/04/2012
UFSC convida comunidade a discutir o seu plano diretor
24/04/2012

Artistas protestam acampando em frente ao CIC em Florianópolis

Representantes da classe artística de Santa Catarina fizeram protestos no Centro Integrado de Cultura (CIC) na tarde desta segunda-feira e permaneceram acampados em frente a porta principal. Eles pedem a criação de uma Secretaria de Estado de Cultura e a realização de prêmios que disponibilizem recursos para os projetos de artistas catarinenses ou residentes no estado.

Aproximadamente 100 pessoas entraram no espaço onde funciona a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) durante uma hora. Os manifestantes levaram colchões e cantaram para chamar a atenção para as questões abordadas em uma carta remetida ao governador Raimundo Colombo.

Eles teriam entrado no prédio quando souberam que o presidente Joceli de Souza teria deixado o local sem falar com eles. O presidente teria sugerido a indicação de três a cinco representantes para receber em sua sala. Os protestantes não quiseram aderir a sugestão e afirmaram que aguardam que o presidente vá até eles.

Segundo Souza a carta elaborada pelos artistas ainda não foi recebida por ele oficialmente, mas ao ser questionado sobre os pontos destacados pelos manifestantes o presidente é direto.

— Há informações equivocadas como o Edital Elisabete Anderle que não pode ser publicado este ano por se tratar de um ano eleitoral e por não ter sido realizado no último ano. A lei impede a realização de eventos em ano de eleição, quando não é um calendário continuado. Então a partir do ano que vem realizaremos o prêmio. Mas nós estamos aberto ao diálogo, priorizamos a clareza e as conversas. Desmarquei duas horas de compromissos agendados para receber a comissão de artistas e eles não compareceram — disse Souza.

O conselheiro Estadual de Cultura Fifo Lima é o representante dos profissionais de cinema no movimento. De acordo com Lima os artistas não quiseram abrir mão de ter à atenção do presidente para todo o grupo:

— O grupo espera que o presidente converse sobre os assuntos questionados na presença de todos.

(DC, 23/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *