Prefeitura de Florianópolis realiza audiência pública do Plano Diretor
26/03/2012
Maratona Cultural de Florianópolis teve lotação máxima em quase todos os espetáculos
26/03/2012

Voluntários limpam praia da Barra da Lagoa em Florianópolis

Um grupo de voluntários passou a manhã de domingo limpando a praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. A ação foi organizada pela ONG Projeto Route, da Capital. Cerca de 180 pessoas participaram da operação. Cada participante recebia um kit com luvas e saco de lixo.

Os voluntários se dividiram em três equipes: uma para limpar a restinga, outra para o costão e uma terceira, formada por mergulhadores, tirou parte da sujeira do canal da Barra. Os 11 mergulhadores atuaram em um raio de 50 metros do canal e retiraram muito entulho, como papelão, garrafas de vidro e plástico.

Segundo Pedro Silvestre, presidente do Projeto Route, a maior parte dos dejetos recolhidos na praia é formada por pontas de cigarro, tampas plásticas e latas de alumínio.

– Como há muitos bares na região, a produção do que chamamos de micro-lixo é muito grande – disse.

Marina Stepanski, coordenadora de comunicação da ONG, conta que o material recolhido passa por uma triagem. Depois, o grupo produz brinquedos educativos com o material plástico reciclado. Os brinquedos são todos doados para instituições de caridade.

Para estimular os voluntários, junto com a limpeza a ONG promove apresentações musicais, aulas de surfe e até sorteio de massoterapia. Esta foi a terceira ação feita pelo Projeto Route este ano. As outras duas aconteceram na Guarda do Embaú, em janeiro, e na praia do Matadeiro, em fevereiro. A limpeza ocorre sempre no último domingo de cada mês. A próxima está prevista para acontecer em Garopaba.

A equipe fixa do Projeto Route, formada por 11 pessoas vindas de cinco universidades diferentes da Grande Florianópolis, também promove palestras em escolas.

O grupo conta com o apoio de comerciantes locais, mas busca parceiros e patrocinadores para expandir suas ações. Para saber mais sobre o projeto, acesse :www.projetoroute.com.br.

(Gabriel Rocha, DC, 25/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *